Fale com a gente
Gramado Presentes

Esporte

Resumo do MMA: árbitro dá cambalhota para evitar queda sobre lutador nocauteado

Juiz vinha com muito ímpeto para afastar autor do nocaute e precisou dar um rolamento no ACA 123, que teve belas vitórias de brasileiros na Rússia

Publicado

em

Árbitro dá cambalhota após afastar lutador de atleta nocauteado no ACA 123 — Foto: Reprodução/Twitter
lift training

Juramos que não estamos de marcação com os árbitros internacionais de MMA. É só coincidência que, na semana passada, o destaque da coluna foi um árbitro e nesta semana é outro. Mas os mediadores dos confrontos nos cages da Eurásia simplesmente vêm roubando a cena nos últimos dias.

Desta vez, foi no ACA 123, em Moscou, na Rússia. Na décima luta da noite, o árbitro decidiu exibir suas habilidades acrobáticas no cage ao encerrar o confronto entre Artur Astakhov e Iya Shcheglov. Ele estava atrás de Shcheglov quando este foi nocauteado por Astakhov, que prosseguiu com golpes na cabeça do adversário caído.

Dr Rodrigo Dentista

O árbitro foi com muito impulso para afastar Astakhov e, para evitar cair sobre o lutador nocauteado, deu uma cambalhota!

Imagina a confusão do Shcheglov, que já não devia estar entendendo muito após sofrer tantos golpes duros, ao ver um homem dando uma cambalhota passando por cima dele!

O lance acabou ofuscando o próprio nocaute imposto por Astakhov, numa linda combinação de uppercut com cruzado de esquerda.

Quanto ao torneio em si, foi um show de nocautes e grandes viradas. Sempre tão maltratados nos campeonatos russos, alguns lutadores brasileiros fizeram bonito. Renê “Soldado” Pessoa, por exemplo, apanhou muito por dois rounds e meio de Alexey Efremov, mas só precisou acertar um cruzado de direita para mandar o russo de cara no chão.

Josiel “Açougueiro” Silva só precisou de 42 segundos para finalizar Mikhail Pogodin, após acertar um belo overhand de direita.

Leonardo Limberger deu a volta por cima no evento ao finalizar Alexander Peduson com um mata-leão, após dar uma surra no russo no terceiro round.

Rodrigo Praia também venceu sua luta no ACA 123, numa rara decisão dividida que favoreceu o brasileiro – o adversário era o cazaque Igor Zhirkov. Outros quatro brasileiros saíram derrotados, dois deles em decisões divididas (Elias Silvério e Cleber Sousa) e um por decisão unânime (Dileno Lopes). Ruan Pereira foi o único a ser finalizado. Ele ignorou o chamado do adversário para um toque de luvas no começo da luta e jogou uma joelhada voadora. Aren Akopyan ficou p*** da vida, foi pra cima do brasileiro finalizou na guilhotina.

A luta principal ainda teve um belo nocaute com cruzado de direita de Andrey Koshkin para cima de Alexander Butenko.

E não podemos deixar de fazer um destaque para o announcer Alexander Zagorsky. O figuraça, que já entrou no cage de moto e montado a cavalo, entre outras bizarrices, desta vez anunciou as lutas com um chapéu de guarda russo.

Já viu a alma deixar o corpo de alguém?

Foi isso que aconteceu com Kacper Miklasz no evento polonês FEN 34, na Varsóvia. Ele foi finalizado por Michal Piwowarski no primeiro round com um kata-gatame. Ele tentava defender a posição, mas seu braço direito desaba e bate na lona, sinalizando o momento em que apagou com a pressão do estrangulamento.

No mesmo evento, a brasileira Jamila Sandora perdeu pela primeira vez na carreira, uma finalização por mata-leão no segundo round contra a ucraniana Ekaterina Shakalova.

Sósia de Ben Askren nocauteia no Superior Challenge

Calma, leitor, Ben Askren continua aposentado. O lutador que aparece no vídeo abaixo não é o ex-campeão meio-médio do Bellator e ONE Championship, apesar de parecer muito com “Funky” – tanto de aparência quanto de estilo de luta. O sueco Karl Albrektsson venceu Vladimir Mishchenko no Superior Challenge 22 fazendo o mesmo que o americano fazia: botando para baixo e machucando no ground and pound.

Também no Superior Challenge 22, o sueco Robin Roos nocauteou o inglês Martin Hudson só com chutes baixos no segundo assalto.

David Martinez vence torneio de uma noite no Combate Global

Evento promovido por Campbell McLaren, um dos fundadores do UFC, o Combate Global reviveu neste fim de semana os torneios de uma noite só que ajudaram a popularizar o Ultimate nos seus primeiros dias. No último sábado, a organização promoveu um GP no peso-galo, com oito lutadores competindo pelo título. Os dois eventuais finalistas, Francisco Rivera e David Martinez, passaram pela primeira rodada com nocautes no primeiro round.

Após lutas decididas pelos juízes nas semifinais, eles se encontraram na grande decisão. O ex-UFC Rivera pareceu sentir mais o cansaço e foi nocauteado por Martinez com dois belos chutes de esquerda na cabeça.

O melhor do resto

O holandês Yannick van Dinther estreou no MMA amador com um belo nocaute sobre Stefano Groenendaal, com uma joelhada de encontro, no LFL 1, em Amsterdã.

A russa Mariya Artyukhina provou no MMA Series 33 que ninguém precisa de joelhos. Ela parecia ter lesionado a articulação a um ponto de não voltar ao cage, quase foi pega num triângulo, mas reagiu e terminou a luta finalizando Guinazik Omorova num kata-gatame no terceiro round. Muita raça e coração.

Um belo nocaute no Eagle FC 36: Ramazan Amaev acertou uma joelhada voadora em Bektursun Kaiypnazar.

Anthony Do apagou Liang Hui com um triângulo no segundo round no ONE: Full Blast.

LaRue Burley acertou uma, duas, três bombas seguidas para nocautear Bradley Desir no XFC 44.

O ex-UFC Kurt Holobaugh nocauteou o mexicano Jose Luis Verdugo com um direto de esquerda, também no XFC 44.

Com informações de Combate/Ge

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte