Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

Quatro Pontes inicia vacinação dos trabalhadores da educação do ensino básico contra a Covid-19

Até ontem (24), o município contabiliza a vacinação de 1.058 pessoas com a primeira dose e 678 com a segunda

Publicado

em

Martin Luther – Enem

Imunização de novo grupo prioritário contra a Covid-19 foi iniciada no sábado (22) por Quatro Pontes. São os trabalhadores da educação do ensino básico, que receberam o imunizante AstraZeneca/Fiocruz. Ao todo, 25 doses foram aplicadas pela Secretaria de Saúde, na Sala de Vacinas, sendo 12 em trabalhadores da educação da rede municipal e 13 da rede estadual. Do montante, 15 doses foram repassadas ao município pela 20ª Regional de Saúde de Toledo no último dia 12 e dez na sexta-feira (21).

A orientação do Setor de Epidemiologia é de que os trabalhadores da educação que atuam na rede municipal procurem a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes na prefeitura, contatando a diretora do Departamento de Ensino, Jiane Spengler, para retirar a declaração. De outra parte, os trabalhadores da educação que atuam na rede estadual devem entrar em contato com a direção do Colégio Estadual Quatro Pontes para retirar a declaração. Este público-alvo será imunizado conforme o quantitativo de doses repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Academia Meu Espaço

Doses

No dia 12, Quatro Pontes ainda recebeu 90 segundas doses da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas de 89 a 85 anos e de 69 a 65 anos e dez segundas doses da Coronavac/Butantan para pessoas de 64 a 60 anos. Já no dia 19, houve recebimento de 45 segundas doses da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas de 69 a 65 anos e de dez primeiras doses da Coronavac/Butantan para gestantes e puérperas com comorbidades. Na sexta-feira, além das doses para os trabalhadores da educação do ensino básico, foi repassado ao município 20 primeiras doses da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas com comorbidades de 59 a 55 anos e para pessoas com deficiências permanente de 59 a 55 anos. Tudo soma 200 doses entregues a Quatro Pontes.

Vacinação

Até ontem (24), o município contabiliza a vacinação de 1.058 pessoas com a primeira dose, abrangendo profissionais e trabalhadores de saúde, pessoas acima de 90 anos, pessoas de 89 a 60 anos, pessoas com síndrome de down de 59 a 18 anos, pessoas com doença renal crônica em diálise de 59 a 18 anos, pessoas com deficiência permanente grave com BPC de 59 a 55 anos, pessoas com comorbidades de 59 a 55 anos, pessoas com deficiências permanente de 59 a 55 anos e os trabalhadores da educação do ensino básico. A segunda dose, por sua vez, foi recebida por 678 pessoas.

Orientação

Mesmo que grande parte da população idosa já tenha sido vacinada contra a Covid-19, ainda não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do novo coronavírus. Uma campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde reforça as medidas em situações cotidianas, as quais devem ser seguidas pelos idosos e seus familiares.

A atenção é necessária porque, mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus. Além disso, a resposta do sistema imunológico só estará completa um mês após a aplicação das duas doses do imunizante e enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação ainda existe.

Cuidados Essenciais

Aqueles cuidados essenciais, que são divulgados desde o início da pandemia de Covid-19, precisam ser mantidos: o uso de máscara sempre cobrindo completamente o nariz e a boca, o distanciamento de pelo menos dois metros de distância entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte