Fale com a gente
Sicredi

Geral

Ponte com formação natural de rochas de arenito desaba em Alegrete; veja antes e depois

Passagem, na localidade de Cerro do Tigre, havia sido esculpida por processos de erosão. Prefeitura lamentou ocorrência. Local era visitado por 500 pessoas ao mês, estima proprietário do terreno.

Publicado

em

Antes e depois da Ponte de Pedra, que desabou nesta sexta (14), em Alegrete — Foto: Caio Nemitz/Arquivo pessoal
Rui Barbosa

Uma formação rochosa desabou, nesta sexta-feira (14), em Alegrete, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. A Ponte de Pedra do Tigre, como era conhecida, era um dos principais pontos turísticos da região. Ninguém ficou ferido.

A formação ficava dentro de uma propriedade particular. O dono do terreno, Caio Nemitz, conta que a rocha de arenito foi afetada pela erosão.

Bonni Restaurante

“Ontem [quinta] estava lá e hoje não estava. É um processo natural. Ela era de arenito, formação de pedra proveniente de arenito, pedra macia. Sofre muita degradação natural. Raio, lasca, chuva, água e vento vão fazendo erosões naturais nela”, disse.

A Prefeitura de Alegrete lamentou o ocorrido. Segundo o município, a ponte media cerca de 40 metros de comprimento sobre uma cratera de 15 metros de altura. No espaço mais estreito da estrutura, a pedra media 80 centímetros de espessura.

“É com muita tristeza que recebi a notícia da queda da Ponte de Pedra do Tigre, uma formação rochosa esculpida a milhões de anos pela natureza e palco de lendas e mistérios. Um local com gigante potencial turístico”, declarou o prefeito Márcio Amaral.

De acordo com o proprietário, 500 pessoas visitavam o local mensalmente. O acesso ao espaço era gratuito.

Formação rochosa de arenito após desabamento em Alegrete — Foto: Alice Nemitz/Arquivo pessoal
Formação rochosa de arenito após desabamento em Alegrete — Foto: Alice Nemitz/Arquivo pessoal

Histórico

Localizado quase no limite de Alegrete com o município de Manoel Viana, o complexo de rochas é resultado dos efeitos da erosão sobre as rochas areníticas.

A formação recebeu o nome de Ponte de Pedra do Tigre por ficar dentro de uma propriedade particular, a Fazenda Cerro do Tigre. O local fica no topo do Cerro do Negro, batizado em alusão a um negro escravizado que, após ser alforriado, vivia sob a formação, por não ter onde se abrigar.

Ponte de Pedra antes do desabamento, em 2013 — Foto: Ivo Mello/Arquivo Pessoal
Ponte de Pedra antes do desabamento, em 2013 — Foto: Ivo Mello/Arquivo Pessoal

Com informações de G1

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte