Fale com a gente
D Marquez

Geral

Paraná Banco

Publicado

em

Academia Meu Espaço

Você já ouviu falar em cartão de crédito consignado? De cara, parece algo maravilhoso. Mas, certamente algumas pessoas já devem estar querendo correr dessa matéria porque sabem o tamanho do prejuízo.

Calma aí. Esse texto está aqui para te auxiliar a se libertar desse perrengue.

Müller Contabilidade

Primeiro, o alerta: é preciso tomar muito cuidado com esse tal do cartão de crédito consignado. Diferente dos empréstimos consignados, que têm juros mais baixos e desconto em folha de pagamento, esse cartão pode te colocar numa situação bem complicada.

Caso você adquiriu um empréstimo através de um cartão de crédito consignado, você corre o risco de estar pagando por uma dívida que nunca terá fim. Nunca mesmo! Se você percebeu que está sumindo dinheiro da sua conta sem ter adquirido algum produtos nos últimos meses, tente lembrar se não recebeu uma proposta de consignado por telefone.

Na hora, pode ser bom, mas ninguém gosta de ficar pagando uma dívida eternamente sem ter lucros com isso, né?!

E tudo isso é mais comum do que você imagina! Em Marechal Cândido Rondon, muitas pessoas têm sofrido com essa questão. Por isso, o Portal Rondon foi procurar explicações para ajudar os internautas a se livrarem dessas dívidas infinitas.

A nossa redação conversou com a equipe do Paraná Banco, que explica sobre essa prática abusiva e orienta você sobre maneiras de como se livrar dela.

O que é Cartão Consignado?

É um tipo de cartão de crédito no qual a fatura é descontada na folha de pagamento, seja no salário ou no benefício do INSS. Ele pode ser usado para fazer e parcelar compras e fazer saques em dinheiro.

Como o Cartão de Crédito Consignado é pago?

A fatura do cartão consignado é paga através de desconto em folha que se limita a 5% do seu salário ou benefício do INSS, limite esse chamado de Reserva de Margem Consignável (RMC), ou simplesmente margem consignável.

Quando você adquire um empréstimo consignado disfarçado de cartão de crédito consignado, você obtém uma dívida infinita que deverá ser paga ao banco, e às vezes você nem sabe disso, mas acaba percebendo quando os juros aumentam mensalmente e você nunca termina de pagar a dívida.

Quando você caiu nessa fria?

Geralmente as financeiras que fazem cartão de crédito consignado ligam para você dizendo que têm um limite pré-aprovado para você utilizar. Quando você usa esse dinheiro, na verdade está contratando um cartão de crédito e vai ficar pagando pelo empréstimo que fez a vida toda! Ou até perceber que tem algo errado.

Como você pode se desfazer desse Cartão de Crédito Consignado?

As financeiras que te oferecem esse cartão não trabalham com agências, isso dificulta a resolução do problema, pois os clientes precisam ligar em algum 0800 e seguir as etapas para cancelar o cartão, que não é um procedimento tão rápido.

Se você presta serviço público através de concursos ou já vive seu melhor momento, que é a aposentadoria, pode ser vítima dessa prática abusiva. Parece o fim do mundo, mas tem jeito de solucionar, sim. Segundo os agentes do Paraná Banco, são duas formas de acabar com esse problema:

  • Você precisa assumir que foi vítima de uma prática abusiva, pagar a fatura e cancelar o cartão.
  • Você precisa entender que quando tiver interesse em adquirir um consignado, deve prestar atenção se não é um cartão. Por isso, procure uma agência especializada nesse serviço, como o Paraná Banco que pode orientar você.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte