Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Morre o empreendedor Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil

Publicado

em

Aleksandar Mandic, fundador da Mandic, em foto de arquivo — Foto: Silvia Costanti / Valor
Rui Barbosa

Faleceu hoje o empreendedor brasileiro Aleksandar Mandic, aos 67 anos.
A notícia do falecimento do empresário foi dada pelo filho, Axel Mandic, no Facebook. A causa da morte não foi informada.

Mandic foi um dos pioneiros da internet comercial no País. Em 1990, deixou a multinacional de telecomunicações Siemens para fundar seu próprio negócio, a Mandic BBS, de provimento de acesso discado à internet.

Funerária Alemão

Para oferecer acesso à internet por linha discada, instalou dezenas de linhas telefônicas em uma sala alugada em São Paulo. Na época, uma única linha fixa custava em torno de R$ 2 mil.


A empresa se tornou um grande provedor de acesso à internet, a Mandic Internet, em sociedade com a GP Investimentos, que foi posteriormente vendida para uma empresa Argentina.

Em 2000, Mandic ajudou a fundar o iG, provedor de acesso gratuito à internet. Dois anos depois, ele resgatou a Mandic com foco em gestão de e-mails corporativos e que migrou para serviços de computação em nuvem.


Mandic também tentou ingressar na política, em 2010, como candidato a deputado federal pelo Democratas, em São Paulo, em uma campanha pela internet, mas não foi eleito.

Em 2012, o empresário vendeu a Mandic para o fundo de investimentos americano Riverwood Capital, ficou com uma pequena parcela e seguiu atuando como conselheiro.

Em abril, a Mandic foi comprada pela britânica Claranet Technology, provedora de serviços de computação em nuvem e cibersegurança, por um valor não revelado.
Com a aquisição, a Claranet absorveu 4 mil clientes da Mandic. A Riverwood Capital, ficou com uma participação minoritária na Claranet.

Com informações de Valor

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte