Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Inscrições prorrogadas para o curso de Brigada de Incêndio da Acimacar

Capacitação garante certificação intermediária, com 20 horas/aula. Investimento é de R$ 200

Publicado

em

|FOTO: Divulgação/ Bombeiros-PR|
lift training

As inscrições ao curso de Brigada de Incêndio promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) foram prorrogadas.

Os interessados em participar da capacitação, que garante certificação intermediária, com 20 horas/aula, devem entrar em contato pelos telefones (45) 3284-5704 e (45) 99953-5200.

Dr Rodrigo Dentista

Quem deve fazer

Conforme o Corpo de Bombeiros do Paraná, as Brigadas de Incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local.

Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de exercícios de simulação, entre outras funções.

Segundo o Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico, previsto pela Norma de Procedimento Técnico número 017, pelo menos 80% dos funcionários de um prédio, mais um morador de cada pavimento, devem possuir o curso de brigada de incêndio.

Umas das exigências, durante vistorias do Corpo de Bombeiros, é que exista um certificado, comprovando que naquele estabelecimento há um grupo competente de brigadistas que frequentaram cursos. Também são realizadas perguntas sobre o sistema de proteção contra incêndio existente na edificação.

Conteúdo programático

Conforme determina o Corpo de Bombeiros, a capacitação contempla aulas teórico-práticas, que estimulam a integração entre os participantes, permitindo uma formação adequada com táticas contextualizadas.

O conteúdo abordado envolve introdução à Brigada de Incêndio; aspectos legais; teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; prevenção de incêndio; métodos de extinção; agentes extintores; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); equipamentos de combate a incêndio – extintores e Hidrantes; equipamentos de detecção, alarme, iluminação de emergência e comunicação; abandono de área; pessoas com mobilidade reduzida; avaliação inicial; vias aéreas; respiração cardiopulmonar; hemorragias; riscos específicos; psicologias e emergências; e sistema de controle de incidentes.

Datas e horários

As datas da capacitação serão definidas conforme o número de alunos inscritos para fechamento da turma, envolvendo uma sexta-feira à noite e dois sábados pela manhã e a à tarde. O investimento para o curso oferecido pela Acimacar é de R$ 200 e as vagas são limitadas.

A capacitação ocorrerá com respeito a todas as medidas sanitárias e de higiene, para evitar a propagação da Covid-19, por isso, o uso de máscara é obrigatório.

Sobre a Acimacar

Com dois mil empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 53 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pela farmacêutica Carla Rieger Bregoli, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte