Fale com a gente
Desafio APAE

Política

É #FAKE capa do New York Times enaltecendo atos pró-Bolsonaro no Dia do Trabalho

Trata-se de uma montagem. Erro de grafia na manchete denuncia falsidade; fotos também são antigas.

Publicado

em

| Foto: Reprodução/G1 |
Silveira institucional

Circula em grupos de WhatsApp o print de uma capa do jornal “The New York Times” enaltecendo atos pró-Bolsonaro durante o Dia do Trabalho no Brasil. É #FAKE.

 — Foto: G1

— Foto: G1

Trata-se de um montagem grosseira. Um erro de grafia logo na manchete já denuncia a falsidade. Em vez de “wants”, a palavra está escrita com h: “whants”. A tentativa era dizer algo como “O Brasil quer ser livre”. Também há um erro clássico de tradução na outra chamada, que aparece como “Brazil from Bolsonaro”.

A mensagem falsa busca dar uma dimensão maior aos protestos em favor do presidente no sábado (1º). Um outro boato checado pelo Fato ou Fake mostra um vídeo da GloboNews de 2015 sendo usado para dizer que a manifestação do 1º de maio foi a maior já registrada na história, o que também não é verdade.

No caso da capa falsa, também foi utilizada uma imagem antiga, de março de 2016, registrada durante os protestos contra Dilma Rousseff.

A outra foto que aparece no print é de Bolsonaro com uma bandeira do Brasil. Ela também não é deste ano. Foi feita em 2020 pelo fotógrafo Myke Sena para o Metrópoles durante um dos atos antidemocráticos apoiados pelo presidente.

Não há menção aos atos no periódico americano no domingo e nesta segunda. Além disso, as capas das versões internacionais do jornal nos dias 2 e 3 desmentem o print que circula nas redes.  — Foto: Reprodução

Não há menção aos atos no periódico americano no domingo e nesta segunda. Além disso, as capas das versões internacionais do jornal nos dias 2 e 3 desmentem o print que circula nas redes. — Foto: Reprodução

É #FAKE capa do New York Times enaltecendo atos pró-Bolsonaro — Foto: Reprodução

É #FAKE capa do New York Times enaltecendo atos pró-Bolsonaro — Foto: Reprodução

Com informações de G1

Refran
Espaço Homem