Fale com a gente
Tic Tac

Mundo

Dezenas de corpos de possíveis vítimas da Covid-19 aparecem às margens do Ganges, na Índia

Cerca de 40 foram localizados no distrito de Buxar, perto da fronteira entre os estados de Bihar e Uttar Pradesh, dois dos mais pobres do país, mas imprensa local diz que podem ser mais de 100. Moradores acreditam que eles foram parar no rio porque crematórios estão lotados, ou porque parentes não puderam pagar madeira necessária para piras funerárias.

Publicado

em

Funcionário municipal espirra desinfetante nos corpos de vítimas de Covid-19 em crematório em Nova Deli, na India, na segunda-feira (10) — Foto: Reuters/Adnan Abidi
Rui Barbosa

Dezenas de cadáveres que seriam de vítimas da Covid-19 apareceram às margens do rio Ganges, no norte da Índia – informaram as autoridades nesta segunda-feira (10).

A pandemia se espalhou rapidamente pelo vasto interior rural da Índia, sobrecarregando as infraestruturas sanitárias locais, assim como crematórios e cemitérios.

Portal WhatsApp

Ashok Kumar, um funcionário local, observou que cerca de 40 corpos foram encontrados no distrito de Buxar, perto da fronteira entre os estados de Bihar e Uttar Pradesh, dois dos mais pobres da Índia.

“Ordenou-se aos funcionários responsáveis que se desfizessem de todos os corpos, sejam eles enterrados, ou incinerados”, disse Kumar à AFP.

Algumas informações da imprensa local apontam para mais de 100 corpos.

Informes que citam outros funcionários mencionam que alguns estavam inchados e parcialmente queimados, o que significa que podem ter estado no rio por vários dias.

Moradores da região disseram à AFP acreditar que os cadáveres tenham sido jogados no rio porque os crematórios estão lotados, ou porque seus parentes não puderam pagar a madeira necessária para as piras funerárias.

“Para nós, isso é realmente chocante”, disse o morador Kameshwar Pandey, à AFP.

De acordo com estatísticas oficiais, cerca de 4 mil pessoas morrem todos os dias na Índia por causa do coronavírus. O número total de mortos seria de quase 250 mil.

Com base nas evidências constatadas em crematórios, muitos especialistas acreditam, porém, que o verdadeiro número diário possa ser várias vezes maior.

Com informações de G1

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte