Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Covid-19 pode provocar fechamento de mais escolas e CMEI’s, em Marechal; CMEI Pequeno Polegar e Escola Julia Wanderley terão teste em massa

O Portal Rondon conversou com o secretário de Educação hoje (25) de manhã

Publicado

em

Imobiliária Maurício Vazquez

Um assunto que vem mobilizando toda a sociedade rondonense no último mês é o retorno das aulas nas escolas municipais de Marechal Cândido Rondon. O debate envolve a administração pública, os professores, agentes educacionais, pais e alunos.

As redes sociais estão cheias de manifestações contrárias ao retorno das aulas nesse período que está indicando o início de uma terceira onda de contaminação que já colocou os leitos de UTI da 20ª regional com 100% da ocupação. Por outro lado, alguns pais acreditam que o direito a educação dos seus filhos está sendo prejudicado e buscam junto ao poder público a manutenção do funcionamento das instituições de ensino do município.

Müller Contabilidade

O poder público, por sua vez, se ancora nas orientações que vêm dos governos estadual e federal e busca manter o funcionamento dos educandários com constante vigilância nos casos de Covid intraescolar.

O secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, recebeu nesta terça-feira (25), pela manhã, a reportagem do Portal Rondon na prefeitura municipal e passou algumas informações sobre a atual situação das escolas municipais e Cmei’s.

Teste em massa

Na última semana, a Escola Municipal Julia Wanderley foi fechada devido ao surto de covid-19 naquele educandário, mesma situação foi registrada no CMEI Pequeno Polegar do Bairro Botafogo. Essas duas instituições vão passar por testes em massa, para garantir o retorno das atividades com segurança.

“Os testes no CMEI Pequeno Polegar serão feitos hoje a tarde, e na escola de Novo Horizonte a equipe de epidemiologia vai agendar os testes em massa em funcionários e professores com aqueles que não o fizeram em outro momento”.

O secretário afirmou também que existe uma vontade da Secretaria de Saúde em realizar teste em massa em todas as escolas do município, independentemente se foram fechadas ou não. No entanto, essa vontade pode esbarrar na estrutura já altamente comprometida da secretaria liderada por Marciane Specht

“Há um desejo da secretária Marciane e nós já conversamos, que é realizar teste em massa em todas as escolas, mas isso depende do setor de Epidemiologia, que tem uma estrutura de pessoal atuando na vacinação, nos testes RT-PCR e teste rápido todos os dias no Centro Integrado de Saúde (CIS), vamos precisar encaixar na agenda.”

Novos fechamentos de escolas e CMEI’s

Questionamos o secretário Fernando Volpato sobre possíveis novos fechamentos de educandários do município devido à contaminação intraescolar, e o secretário nos adiantou que aguarda um resultado de exame para decretar o fechamento da Escola 25 de Julho.

“Nós estamos avaliando alguns casos, na Escola 25 de Julho nós fechamos uma sala ontem (24), devido a uma professora testar positivo para Covid, mas a princípio ela não teve vínculo epidemiológico com outros casos positivos da escola, por serem de turnos diferentes. Mas temos um funcionário isolado e nós estamos aguardando o resultado do teste, se for positivo e nós estabelecermos que houve contato com a professora ou com outro que já testou positivo, é possível que se feche a escola.”

Na 25 de julho tem cinco professores/funcionários isolados, três resultados positivos para Covid e dois realizaram exame e deram negativo. Duas dessas professores são as mesmas do Cmei Pequeno Príncipe.

Trabalho Remoto nos CMEI’s

Ontem viralizou no aplicativo de mensagens WhatsApp um áudio de uma professora não indentificada questionando a volta da aulas nos educandários diante do crescimento dos números e do enfrentamento à pandemia. Ela questionava principalmente o trabalho presencial nos CMEI’s já que não há crianças em salas de aula.

“Conversamos com alguns colegas aqui e nós vamos fazer faixas para nos solidarizarmos com os nossos colegas que estão na UTI, que estão internados e passando por esses problemas gerados pela Covid-19 e nós colocaremos nessas faixas que fechem as escolas e os CMEI’s imediatamente. Se nós não fizermos algo, amanhã será na sua família, nós não podemos aceitar que os nossos colegas sejam contaminados por irresponsabilidade”. diz a professora no áudio.

Questionamos o secretário sobre essa situação e falamos do exemplo da cidade de Pato Branco no Sudoeste do Paraná que, após duas semanas de retorno as aulas, fechou todos os educandários novamente. Fernando apontou que ouviu o áudio, mas que não há previsão de fechamento de todas as escolas e CMEI’s do município e, que mesmo na região Oeste, nos municípios que fazem parte da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) todos estão mantendo o setor educacional em funcionamento durante esses dias.

“No momento, nós vamos manter como está, até porque nós temos fornecido às escolas e CMEI’s todos os materiais de segurança e higienização necessários. Nos CMEI’s, como não há crianças, a orientação é que os professores se mantenham em suas salas de aula, que evitem o contato uns com os outros, mantenham o distanciamento entre os professores que atuam na mesma sala de aula e evitem a proximidade em outros momentos como no refeitório, sala dos professores. Nesse primeiro momento, nós vamos manter as atividades presenciais tanto no CMEI’s, como nas escolas”.

Confira como está a situação em cada educandário de Marechal Rondon

Escola Criança Feliz: 6 alunos isolados – 5 contactantes – 1 positivo contactante.

Cmei Pequeno Líder: 3 professoras/funcionários isolados aguardando exames.

Escola Érico Veríssimo: 13 alunos isolados contactantes – 2 professores/funcionários isolados: 1 contactante e 1 suspeita.

Cmei 24 de maio: 1 professora isolada contactante.

Cmei Pequeno Príncipe: 5 professoras isoladas – 4 positivas e 1 suspeita (2 positivas também trabalham na escola 25 de julho).

Escola Osvino Weirich: 2 alunos contactantes – 1 professora isolada (já fez o teste e deu negativo).

Cmei Jardim Primavera: 6 professoras/funcionários isolados (1 positivo, 3 contactantes, 2 suspeitas).

Escola Floriano Peixoto – Iguiporã: nenhum caso.

Cmei Zilda Arns: 3 professores aguardando exames.

Escola Bento Munhoz: 5 alunos suspeitos contactantes e 2 alunos suspeitos (EJA) noturno.

Cmei da Vila Gaúcha: nenhum caso.

Escola Ana Paula: 1 funcionário isolado contactante – 5 alunos isolados (1 suspeito, 3 contactantes e 1 positivo contactante).

Escola São Roque: 1 aluno e uma professora isolados, ambos contactantes.

Escola Costa e Silva – Margarida: 1 professora isolada contactante (mesma de São Roque).

Escola Julia Wanderlei – Novo Horizonte: no momento fechada e sem nenhum caso ativo (todos já terminaram o período de isolamento e não houve nenhum caso novo).

Escola São João Batista – 3 Passos: nenhum caso.

Cmei Pequeno Polegar: fechado até quarta feira, dia 26. Hoje, à tarde, será realizado teste em massa com funcionários e professores. 3 professores positivos e 1 isolado contactante. (2 professoras internadas entubadas: 1 UPA e outra em Assis).

Escola 25 de março: 3 alunos isolados (2 contactantes e 1 suspeito)

Escola Antônio Rockembach: 7 alunos isolados (3 positivos, 2 contactantes e 2 suspeitos) Os positivos são de salas diferentes.

Cmei Portal da vida: sem casos

Escola Jean Piaget: 5 professores/funcionários isolados (3 positivos, 1 suspeito e 1 isolado contactante) 5 alunos isolados (1 positivo, 2 suspeitos e 2 contactantes).

Escola 25 de julho: 5 professores/funcionários isolados (3 positivos e 2 realizaram exame e deram negativo) 2 professores são as mesmas do cmei pequeno príncipe.

Almirante Barroso – Curvado: 1 professora suspeita aguardando resultado

Escola Waldomiro Liessen: retornou no dia 24. Foi feito teste em massa antes do retorno. 2 professores isolados positivos. 4 alunos isolados (3 contactantes e 1 suspeito).

Escola Comandante – Porto Mendes: 2 alunos isolados suspeitos aguardando exames

Essas informações foram passadas pelo secretário Fernando Volpato. Segundo ele, esses números foram fechados ontem (24), às 17 horas.

Portal Rondon

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte