Fale com a gente
D Marquez

Geral

Brasileiros criam a Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19

Os próximos passos serão no sentido de consolidar a entidade para que ela possa
começar a atuar

Publicado

em

Martin Luther – Enem

Na sexta-feira (30), o Brasil completou 100 dias com média móvel acima de mil
mortes por Covid. Nessa data, ocorreu uma assembleia virtual que, reunindo mais de 650 lideranças políticas, comunitárias e artistas do Brasil inteiro, formalizou a criação de uma associação em defesa dos direitos das vítimas da Covid-19.

A “Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça” é uma entidade de âmbito nacional que terá por objetivo articular uma rede de apoio e solidariedade às vítimas vivas e aos familiares das vítimas fatais da Covid-19.

Portal Facebook

Se apresentando como um espaço de solidariedade humana, de defesa e promoção da vida, de articulação de políticas públicas de apoio e reparação das vítimas, atuará pela responsabilização de gestores públicos negligentes com a pandemia da Covid19.

A Entidade suprapartidária e atuará em parceria com lideranças políticas, entidades
e pessoas da sociedade civil que tenham compromisso com a defesa da vida e da justiça.

A proposta da entidade nasceu de uma provocação do deputado estadual Pedro Uczai (PT/SC),
sobre a necessidade de organizar a defesa das vítimas da Covid-19 no Brasil, país que ficou conhecido, mundialmente, por ter um governo que negou, desde o início, a gravidade da pandemia. Partindo dessa provocação, teve início uma movimentação nacional para que a entidade proposta se viabilizasse. A movimentação se concretizou na assembleia virtual realizada ontem, onde além de parlamentares, lideranças de movimentos populares e sindicais, participaram, também, artistas como o cantor Chico César e a atriz Lucélia Santos. Representantes da “Rede Brasileira Mulheres Cientistas” – entidade que conta com mais de 3 mil pesquisadoras de diversas áreas e do país inteiro, se fizeram presentes unidas com o objetivo de dar visibilidade à atuação feminina na Ciência e no combate à pandemia.

Durante a assembleia, foram apresentados relatos de familiares de vítimas da Covid e reforçada
a importância da criação da entidade. Foi votado o estatuto e eleita uma diretoria provisória.

O objetivo, agora, é que a Associação comece a se consolidar nos diversos estados do país.

No Paraná, a movimentação para a construção e consolidação de tal entidade está sendo puxada pelo mandato do deputado estadual Tadeu Veneri (PT/PR) que encampou a necessidade de criação da entidade no estado das Araucárias.

Os próximos passos serão no sentido de consolidar a entidade para que ela possa
começar a atuar na defesa dos direitos das vítimas e familiares de vítimas da Covid-19.

Da região Oeste do Paraná, mais especificamente de Marechal Cândido Rondon, participaram da Assembleia os irmãos Luciano Egidio Palagano (Historiador e militante na área de Direitos Humanos) e Maicon Fernando Palagano (Advogado e atuante da defesa dos direitos dos servidores públicos), que atuarão pela construção da entidade na região.


Acesse o site da Associação.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte