Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Biden pede relatório sobre origem do novo coronavírus em até 90 dias e pressiona a China

Relatório de inteligência dos EUA apontou hipótese de que o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, tenha começado a infectar humanos após um acidente em laboratório. Presidente quer ‘transparência’ da China, país onde a pandemia começou.

Publicado

em

| Foto: Arquivo/Portal Rondon |
Rui Barbosa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quarta-feira (26) que agentes de inteligência do país entreguem em até 90 dias um relatório sobre a origem do SARS-CoV-2, o novo coronavírus causador da Covid-19.

Em nota, o presidente disse que os investigadores deverão levantar questões à China — país onde os primeiros casos da doença foram relatados no fim de 2019. Além disso, Biden reconheceu que a possibilidade de o vírus ter infectado seres humanos após um “acidente de laboratório” está em análise, junto com a hipótese de um “salto” do coronavírus de animais para o homem.

Müller Contabilidade

No fim de semana, uma reportagem do jornal “The Wall Street Journal” com base em relatórios americanos mostrou que três funcionários do Instituto de Virologia de Wuhan procuraram atendimento médico apenas semanas antes do começo do surto na cidade, o primeiro epicentro da pandemia. Não há, no entanto, nenhuma prova de que esses pacientes estavam com Covid-19.

A nota vem em um momento de pressão à China sobre a origem do coronavírus. O regime de Xi Jinping tem sido, desde o governo de Donald Trump, alvo de críticas por falta de transparência.

“Os Estados Unidos vão continuar trabalhando com parceiros de opinião semelhante no mundo para pressionar a China a participar de uma investigação internacional completa, transparente e com base em evidências; e a fornecer acesso a todos os dados e provas relevantes”, disse Biden.

No inicio do ano, uma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitou Wuhan para buscar a origem do vírus, mas nenhuma conclusão foi divulgada até o momento.

Com informações de G1

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte