Fale com a gente
Sicredi

Mundo

Roma finalmente terá 1ª controladora de tráfego mulher sobre a icônica plataforma da Pizza Venezia

A “estreia” da controladora de 43 anos representa também o próprio retorno do emblemático ofício ao local, suspenso há cerca de um ano por conta de obras na rodovia

Publicado

em

A controladora de tráfego Cristina Corbucci em ação na Piazza Venezia © Getty Images
Velho Oeste

A controladora de tráfego Cristina Corbucci fez história em Roma na semana passada ao se tornar a primeira mulher a subir no pódio ao centro da Piazza Venezia para controlar o caótico trânsito do ponto. A plataforma projetada para dar destaque aos guardas em meio às três diferentes direções nas quais trafegam os automóveis na praça historicamente só havia recebido homens, mas o novo comandante da polícia da capital italiana escolheu Corbucci para enfim romper com a inexplicável e empoeirada tradição.

A “estreia” da controladora de 43 anos representa também o próprio retorno do emblemático ofício ao local, suspenso há cerca de um ano por conta de obras na rodovia. Atualmente uma média de seis controladores dividem a função, que simpaticamente carregam o apelido de “maestros” ou “diretores de orquestra” pelo destaque oferecido pela elevação, e a tradicional elegância com que conduzem os veículos.

Dr. Pedro Wild

“Lá em cima você sente como se estivesse no centro-do-centro de Roma”, comentou Corbucci ao jornal italiano Il Messaggero. “O sinal de trânsito verdadeiramente inteligente é esse”, ela disse, adicionando que agora o ofício ganhará um ”toque feminino”. A qualificação para o trabalho passa por uma série de aulas sobre gestuais com um experiente “maestro” do trânsito, que ocupa o ponto há quase 20 anos.

Ofício já foi imortalizado no cinema

A Piazza Venezzia é uma espécie de ponto central do trânsito romano, onde se intersectam algumas das mais movimentadas avenidas da cidade, como a Via dei Fori Imperiali e a Via del Corso. É lá também que se localiza o imenso Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele. Os controladores de tráfego passaram a subir na plataforma ao centro da praça nos anos 1920, sobre um pódio então feito em madeira, e carregado até o ponto correto pelos próprios guardas.

Atualmente a plataforma se eleva dos paralelepípedos através de um sistema eletrônico. Os icônicos guardas elevados italianos já foram por duas vezes retratados no cinema: no filme Il Vigile, dirigido em 1960 por Luigi Zampa, e em uma cena de Para Roma com Amor, dirigido por Woody Allen em 2012.

FONTE: Hypeness

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte