Fale com a gente
refran

Geral

Programa Tecnova II recebe 93 propostas de inovação

O número representativo de projetos enviados mostra o grande potencial inovador do Paraná. O recurso total disponível é de R$ 9,5 milhões e será destinado à subvenção econômica de até 25 projetos de inovação tecnológica, em sua totalidade.

Publicado

em

Programa Tecnova II recebe 93 propostas de inovação Foto: Jaelson Lucas/AEN
Imobiliária Maurício Vazquez

O Governo Estado recebeu 93 submissões de propostas de inovação para o Programa Tecnova II. O número representativo projetos enviados mostra o grande potencial inovador do Paraná. O recurso total disponível é de R$ 9,5 milhões e será destinado à subvenção econômica de até 25 projetos de inovação tecnológica, em sua totalidade.

“Esses números demonstram o forte avanço das políticas públicas de inovação do Paraná. Mesmo em tempos de pandemia, conseguimos captar um índice expressivo de empreendedores que assimilaram a ideia de que o sucesso de seu negócio passa pela inovação”, disse o coordenador da área de Inovação da Fundação Araucária, Luis Guilherme Brandt Goetzke. 

Dr. Pedro Wild

“Além disso, conseguimos identificar também propostas que tenham como base o desenvolvimento de novas soluções que visem o combate e o enfrentamento da pandemia da Covid-19, fazendo jus ao compromisso de geração de riqueza e promoção do bem-estar social assumido pelo Governo do Estado”, destacou o coordenador.

O Tecnova II tem como objetivo constituir uma oportunidade de projetar o setor produtivo estadual no contexto nacional de incentivo à inovação tecnológica, ao identificar novas ideias e estimular novos talentos, muitas vezes anônimos, presentes no âmbito das micro e pequenas empresas paranaenses. 

O diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, explica que o Tecnova II faz parte do Programa Startup Life, iniciado em 2019, e é mais um esforço no sentido de apoiar as startups em um momento crítico do seu ciclo de vida.

“Nossa abordagem tem sido apoiar as startups nos momentos iniciais de sua composição, nos quais o risco é maior e o capital privado tem resistência a participar. O Governo assume este risco de forma calculada por meio de abordagens já comprovadas como a do Tecnova, sabendo que o sucesso de uma startup se desdobra em criação de riqueza e bem-estar para nossa população”, enfatizou Spinosa.

O Programa será executado pela Fundação Araucária e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep-MCTI). Conta ainda com o apoio das Superintendências Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Superintendência Geral de Inovação (SGI), do Sebrae/PR e do Senai/PR. 

NÚMEROS – As três cidades com mais propostas submetidas para o Programa Tecnova II foram Curitiba, Londrina e Maringá. Municípios como Pato Branco, Dois Vizinhos, Bom Sucesso do Sul, São José dos Pinhais, Araucária, Campina Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon, Marilândia do Sul, Rolândia, Arapongas, Rio Azul, Jesuítas, Foz do Iguaçu, Santa Helena e Cambé também submeteram projetos.  

O tema que recebeu propostas em maior número foi Tecnologia da Informação e Comunicação, seguido da Metalmecânica/Eletroeletrônica, Agronomia, Saúde e Energias Alternativas.

Das 93 propostas, aproximadamente 12% são voltadas para projetos de pesquisa e inovação que visam contribuir no desenvolvimento de novas soluções com foco emergencial no enfrentamento da pandemia da Covi-19 e suas conseqüências, e outras síndromes respiratórias agudas graves. 

Confira os próximos prazos da chamada pública

  • Divulgação das propostas não habilitadas – a partir de 30/04/2021  
  • Interposição de recurso junto à Fundação Araucária pela plataforma Sparkx – até dez dias corridos após a divulgação dos resultados de inelegibilidade  
  • Divulgação final das propostas habilitadas após os recursos – a partir de 12/05/2021  
  • Avaliação do mérito e relevância das propostas habilitadas – de 21/05/2021 até 30/06/2021  
  • Divulgação das propostas aprovadas no mérito e relevância – partir de 01/07/2021  
  • Interposição de recurso junto à FA pela plataforma Sparkx – até dez dias úteis após a divulgação do resultado no site da FA  
  • Divulgação final das propostas aprovadas no mérito e relevância – a partir 19/07/2021  
  • Análise técnica, financeira e jurídica conclusiva das propostas aprovadas no mérito e relevância pelo comitê gestor do Tecnova II e parceiros do programa – a partir de 21/07/2021  
  • Visitas técnicas prévias às empresas selecionadas no mérito e relevância, por agentes da Fundação Araucária e parceiros do programa – a partir de 02/08/2021  
  • Divulgação final das propostas aprovadas – a partir de 27/08/2021  
  • Interposição de recurso junto à FA pela plataforma Sparkx – até dez dias corridos após a divulgação do resultado no site da FA  
  • Divulgação do resultado final após os recursos das propostas com soluções para o enfrentamento da pandemia Covid-19 – a partir de 13/09/2021  
  • Divulgação do resultado final após os recursos para as demais propostas – a partir de 20/09/2021  
  • Contratação dos projetos aprovados com soluções para o enfrentamento da pandemia Covid-19 – a partir de 01/10/2021  
  • Contratação dos projetos aprovados para as demais propostas – a partir de 08/10/2021

Mais informações pelo email [email protected] e no site http://www.fappr.pr.gov.br – Programas Abertos. 

Com informações de AEN PR

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte