Fale com a gente
Desafio APAE

Agronegócio

Gafanhotos gigantes avistados em SC representam risco para o agro?

Imagens e relatos tomaram as redes sociais e há produtores preocupados se pode se tratar da praga que assolou a Argentina no ano passado

Publicado

em

Silveira institucional

Circulam nas redes sociais fotos e relatos sobre gafanhotos “gigantes” em Santa Catarina. Apesar de o tamanho assustar, os insetos são nativos do país e não representam risco para a agricultura.

É o que diz o Marcelo de Haro, entomologista da Estação Experimental da Epagri, em Itajaí, que gravou um vídeo (veja acima) para tranquilizar os produtores e minimizar qualquer dano que pode ser causado pelo gafanhoto.

“É importante esclarecer que esses insetos não representam nenhum problema para a agricultura, para os humanos ou animais, apesar do seu tamanho. Eles não formam nuvens, como os gafanhotos que atacaram a Argentina no ano passado”, explica.

Ele acredita que o assunto ganhou repercussão nas redes devido ao caso da nuvem de gafanhotos observada na Argentina.

“Todo ano nós temos a ocorrência desse gênero de gafanhoto na região . Além disso, a forma como as fotos foram divulgadas nas redes sociais passam a impressão de que o tamanho do gafanhoto é maior do que visto a olho nu. Um inseto adulto pode chegar a 10 cm”, destaca Haro.

De acordo com o especialista, o tamanho assusta mesmo, porque se tratam de algumas das maiores espécies de gafanhotos do mundo.

“Mas é comum o aparecimento deles nesta época do ano. Eles migram de região de mata para as cidades, depois de um período quente e dias antes da entrada de uma massa de ar frio. Segundo Haro, com a chegada do inverno, a tendência é de que os insetos despareçam”.

O entomologista da Epagri explica que esses gafanhotos são do gênero tropidacris. Espécies nativas do nosso continente americano e estão distribuídos em toda a América Latina.

“No Brasil, inclusive, você pode encontrar essas espécies desde o Nordeste até o Sul”, diz.

Com informações de Canal Rural

1º Banner
Continue Lendo