Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Federação dos Engenheiros Agrônomos promove reunião com associações de todo o Estado

Ao longo de 2021 serão realizados três eventos pela Federação

Publicado

em

Providência

A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), promoveu sábado (17), uma reunião on-line com a participação de diversos presidentes e representantes de Associações de Engenheiros Agrônomos ligadas à entidade. A reunião teve como intuito debater ações conjuntas entre a Federação e as Associações, bem como estabelecer um cronograma de reuniões para 2021. 

“Nosso grande objetivo é poder fomentar a agronomia no Paraná. A reunião entre a Federação e as Associações é uma forma de engajarmos todos em prol da nossa área. Hoje são mais de 16 mil profissionais no Paraná. Fortalecermos o nosso setor é um compromisso de todos nós”, avaliou o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos, o Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari. 

Portal Instagram

Durante o encontro, foi definido que as reuniões acontecerão todo início de mês. “Isso é fundamental para que a gente possa alinhar as nossas demandas e também estratégias de fortalecimento. Ficou definido que o primeiro sábado de cada mês acontecerão os encontros”, acrescentou Ascari enfatizando que os encontros deverão ser on-line devido a pandemia e a facilidade. 

Os eventos que serão promovidos pela Federação também estiveram em pauta no encontro. Ao longo de 2021 serão realizados três eventos pela Federação.

“Teremos o Encontro Paranaense de Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente 2021, que ocorrerá em Curitiba entre os dias 21 e 23 de Julho, o 1º Bioinsumos Brasil, que ocorrerá em Ponta Grossa entre os dias 25 e 27 de Agosto, e o XIX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de Novembro, na cidade de Toledo”, pontuou Ascari. 

Em outubro acontece o XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia em Florianópolis. Segundo Ascari, a ideia é poder levar pelo menos um representante de cada entidade no evento.

“Estamos ajustando com o CREA-PR  e vamos ver a forma de conduzir isso. No máximo semana que vem queremos alinhar tudo e como cada entidade solicitará o recurso para participar”. 

Durante a reunião, outros pontos foram debatidos: a mudança de estatutos das entidades que serão revistos para que os mesmos possam ser atualizados; a questão patrimonial das entidades, a filiação de profissionais à Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que prevê diversos benefícios, além da participação das entidades no Edital de Chamamento Público do CREA-PR que encerra-se no próximo dia 23 de Abril. 

Este último ponto recebeu uma atenção especial durante a reunião, sendo que a FEAPR colocou-se à disposição das entidades para auxiliar na montagem dos projetos.

“Os editais preveem a ajuda financeira para a realização de eventos. São verbas que podem ser liberadas, como a Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, que teve 4 projetos aprovados nesta primeira fase do edital, recebendo em torno de R$ 140 mil. É interessante que as entidades participem do edital”, afirmou Marcos Roberto Marcon, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia.

O encontro contou com a participação de 43 entidades, 16 associações filiadas e ainda com representantes de diversas entidades, como a Coamo; Apepa (Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário); da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná); do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná); além de 3 conselheiros federais do Confea e diversos outros participantes. 

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte