Fale com a gente
D Marquez

Mundo

Facebook divulga notícias ambientais através do Centro de Informações de Ciência do Clima no Brasil

No app, você pode acessar a central clicando na logo do Facebook no canto superior esquerdo

Publicado

em

Providência

O Facebook finalmente trouxe sua Central de Informações sobre a Ciência do Clima para o Brasil. Inicialmente conhecida como Climate Science Information Center, a plataforma estava disponível na França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos; agora, desembarca no Brasil, Bélgica, Canadá, Índia, Indonésia, Irlanda, México, Holanda, Nigéria, Arábia Saudita, Espanha, África do Sul e Taiwan.

“O Centro de Informações da Ciência do Clima conecta pessoas no Facebook com notícias baseadas na ciência, informações acessíveis e recursos das principais organizações de mudança climática do mundo. O centro inclui imersões aprofundadas que vão além dos fatos básicos, bem como maneiras de se envolver com o tema”, explica a rede social, em um comunicado publicado em seu blog oficial.

Dr Rodrigo Dentista

A Central já pode ser acessada e agrupa uma série de conteúdos sobre as mudanças climáticas: artigos explicativos (desmentindo notícias falsas sobre o tema), notícias de órgãos competentes (incluindo o Programa da ONU para o Meio Ambiente), gráficos com temperaturas médias ano-a-ano, estatísticas sobre o tema, dicas de como colaborar enquanto cidadão e até desafios periódicos virais.

No app, você pode acessar a central clicando na logo do Facebook no canto superior esquerdo onde aparece um pequeno vídeo de animais e pessoas promovendo boas ações no meio ambiente.

O atual desafio, batizado de #OurPlanetChange, que incentiva os internautas a compartilharem fotografias de locais que gostariam de proteger contra os impactos do aquecimento global. Ademais, para apoiar a redução no nível de carbono na atmosfera, a rede social anunciou uma doação de US$ 100 mil para a Arbor Day Foundation, famosa ONG dedicada a preservação ambiental.

“Como afirma Nancy Groves, do Programa Ambiental da ONU: ‘Um planeta saudável depende de todos, em todos os lugares, e isso começa com as pessoas tendo acesso a informações precisas e oportunas. Esperamos continuar a trabalhar com o Facebook neste novo esforço para dissipar mitos e fornecer acesso à ciência’”, finaliza a plataforma.

A central não fica visível o tempo inteiro, mas você pode pesquisar no próprio app ou no Google para ver as informações reunidas.

“A desinformação sobre as mudanças climáticas é muito anterior à Internet, mas foi extensamente ampliada em nosso novo mundo digital. Esta nova seção caçadora de mitos do Centro de Informações da Ciência do Clima do Facebook pode ajudar a aumentar a conscientização e o entendimento do público sobre as mudanças climáticas em todo o mundo”, disse Anthony Leiserowitz, do Programa de Comunicação sobre Mudanças Climáticas de Yale.

Um mito que já está solucionado na Central ainda é bastante difundido e diz que os cientistas discordam que as mudanças climáticas são causadas por seres humanos; a equipe do Facebook lembra que “pelo menos 97% dos especialistas em clima publicados concordam que o aquecimento global é real e é causado pelos seres humanos”. O texto complementa que “o mito de que os cientistas discordam sobre a mudança climática às vezes vem de petições enganosas que não representam de forma precisa a comunidade da ciência do clima”. Os dados reais sobre esse fato são da NASA.

Fonte: Facebook/ Portal Rondon

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte