Fale com a gente
Tic Tac

Mundo

EUA devem anunciar saída de tropas do Afeganistão até 11 de setembro

Os EUA afirmam ter, ainda, 2,5 mil soldados no Afeganistão.

Publicado

em

|FOTO: Reprodução/ BBC|
Martin Luther – Enem

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve anunciar que as tropas americanas deixarão o Afeganistão até 11 de setembro, segundo informaram fontes oficiais à imprensa americana.

Com isso, o governo Biden deixaria passar o prazo de maio, estipulado em negociações realizadas no ano passado entre o governo Trump e o grupo extremista afegão Taleban.

Ótica da Visão

O novo prazo final coincidirá com o 20° aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, que atingiram o World Trade Center e o Pentágono e serviram de estopim para a invasão americana do Afeganistão.

Biden já havia dito que seria difícil cumprir o prazo de deixar o Afeganistão em maio; acredita-se que ele vá fazer o anúncio oficial amanhã (14).

Os EUA e a Otan (aliança militar ocidental) têm dito que o Taleban não tem, até o momento, cumprido com seu compromisso de reduzir a violência.

O grupo radical foi advertido que, se atacar tropas americanas durante a fase de saída, “se verá diante de uma resposta forte”, disse um oficial sênior do governo em conversa com repórteres a respeito do novo prazo de retirada.

Em fevereiro de 2020, um acordo bilateral previa que EUA e Otan retirassem todas as suas tropas do Afeganistão em um prazo de 14 meses se o Taleban cumprisse seus compromissos, incluindo avançar no diálogo de paz e impedir que a Al-Qaeda e outros grupos militantes operassem em áreas do país.

Embora o Taleban tenha parado de atacar tropas estrangeiras no Afeganistão como parte de seus acordos internacionais, o grupo continua a combater o governo afegão. O temor de alguns observadores é de que, na ausência das tropas estrangeiras, o Taleban tente tomar o controle de todo o país.

Os EUA afirmam ter, ainda, 2,5 mil soldados no Afeganistão.

FONTE: BBC News

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte