Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

Dia Mundial de Combate à Meningite reforça os cuidados preventivos

A doença atinge as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal; pode afetar pessoas de todas as idades, mas principalmente as crianças

Publicado

em

Rui Barbosa

A meningite é um processo inflamatório das meninges, ocasionada por vários agentes etiológicos como vírus, bactérias e fungos, entre outros. É uma doença de notificação compulsória, sendo a busca ativa e investigação de casos e surtos necessária para o seu monitoramento. Alguns agentes bacterianos possuem um grande potencial epidêmico, tendo como exemplo o meningococo.

A doença atinge as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal; pode afetar pessoas de todas as idades, mas principalmente as crianças.

Funerária Alemão

A meningite chega a matar em até 24 horas, caso o diagnóstico não seja oportuno; ainda provoca sequelas que incluem perda de memória, surdez, perda de visão, epilepsia, paralisia, perda de membros, danos nos órgãos e cerebrais.

Hoje, 24, no Dia Mundial de Combate à Meningite, a Secretaria da Saúde do Paraná reforça a importância da vacina com a principal forma de prevenir a doença.

“Manter o calendário de vacinação em dia é fundamental para a saúde das crianças. Os bebês de seis meses a um ano são os mais vulneráveis porque ainda não desenvolveram anticorpos para combater a doença; são várias vacinas contra meningites bacterianas no Calendário Nacional de Vacinação e os pais devem estar atentos às datas da imunização dos filhos”, destaca o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Nas décadas de 70 e 90, o Brasil foi atingido por graves epidemias de meningite. Desde então, a adoção de medidas como detecção oportuna dos casos e a educação em saúde apresentaram grande impacto para a vigilância do agravo.

Casos – Em 2019 foram 1.818 casos e 96 óbitos; em 2020 foram 800 casos e 48 óbitos, e neste ano, até o momento são 132 casos confirmados e 12 óbitos.

“O atual cenário da pandemia da Covid-19 contribui para a conscientização em relação aos cuidados preventivos quanto às doenças respiratórias”,afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Lavagem das mãos, ventilação dos ambientes e uso de máscaras, medidas amplamente divulgadas durante a pandemia, também ajudam na prevenção da meningite; por isso reforçamos a importância da manutenção e intensificação destas medidas”.

“A sensibilização da população em relação à prevenção e também dos profissionais de saúde quanto à notificação da meningite são fundamentais para o auxílio no controle da doença”, complementou.

FONTE: Governo Federal

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte