Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Conselheiros tutelares de Pato Bragado recebem novas técnicas de operacionalização do Sipia

O Sipia é um sistema de registro e tratamento de informação, fundamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

Publicado

em

Capacitação para o colegiado do Conselho Tutelar, com foco na operacionalização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) |FOTO: Marili Koehler|
Imobiliária Maurício Vazquez

A Secretaria de Assistência Social promoveu nos dias 13 e 14 de abril, uma capacitação para o colegiado do Conselho Tutelar, com foco na operacionalização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). Foram 16 horas de instrumentalização prática, aplicadas pelo técnico Rodrigo Martins Lopes, que já atuou como conselheiro tutelar e possui certificação técnica de operação do sistema.

O Sipia é um sistema de registro e tratamento de informação, fundamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Sua abrangência é nacional.

Bonni Restaurante

Conforme o técnico, o sistema possibilita a mais correta leitura da queixa, ou situação da criança ou adolescente, por parte do Conselho Tutelar, na intenção de encaminhar a aplicação da medida mais adequada, para sanar a possível situação de violação de direito em que se encontra a criança ou adolescente e sua família, além de subsidiar as demais instâncias – Conselhos de Direitos e autoridades competentes – na formulação e gestão de políticas de atendimento deste público prioritário.

Ainda, segundo ele, o sistema facilita o registro das informações, agiliza o processo decisório, e se constitui numa importante ferramenta para gerar dados estatísticos, com informações que possibilitam um diagnóstico real da situação e das características de violação dos direitos da criança e do adolescente no município.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider, o Sipia é um poderoso instrumento de capacitação e o treinamento contemplou uma demanda muito solicitada pelos membros do conselho tutelar para o adequado funcionamento deste equipamento. “Ele facilita o trabalho e os encaminhamentos junto à rede de proteção da criança e do adolescente”, completa.

A operacionalização do Sipia, é de exclusiva competência e responsabilidade dos Conselhos Tutelares e não pode ser delegada a outros funcionários.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte