Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje; veja calendário

Ministério prevê a imunização de 79,7 milhões de pessoas; objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas que fazem parte do grupo prioritário

Publicado

em

Rui Barbosa

Iniciou hoje (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Socorro Gross, também participou do evento em Brasília.

O Ministério prevê a imunização de 79,7 milhões de pessoas e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas que fazem parte do grupo prioritário. 

Dr Rodrigo Dentista

Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha outra importância neste momento.  

Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde.

Os grupos serão organizados para vacinação em três etapas. Os dias de mobilização, chamados de dias D, serão definidos em cada município pela Secretaria de Saúde local.

As vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan. A vacinação contra o vírus Influenza vai até o dia 9 de julho.

Marechal Cândido Rondon

No município rondonense as doses estão disponíveis em unidades de saúde da sede e nos distritos. Apenas não serão aplicadas vacinas nos postos de saúde de São Roque e Bom Jardim, que não contam com sala de vacinação. Orienta-se que os moradores dessas localidades se desloquem para a unidade mais próxima, como Margarida e Iguiporã.

Covid-19

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente.

Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra.

Por isso, a secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, faz um alerta:

“Quem for fazer a vacina contra a gripe, deverá obrigatoriamente levar o cartão de vacina, pois quem recebeu doses da vacina contra a Covid-19, deverá respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a imunização contra o vírus influenza”, explicou.

Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid.

Portal Rondon/ *com informações da CNN

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte