Fale com a gente
Tic Tac

Datas comemorativas

Afinal, o que aconteceu na Sexta-feira Santa? Entenda o que significa a data

Entenda quais são os hábitos e tradições dessa data

Publicado

em

Bíblia conta história da Sexta-feira Santa |Foto: Pixabay|
Martin Luther – Enem

Você sabe o que aconteceu na Sexta-feira Santa?

O feriado é uma data religiosa que marca o encerramento do período da quaresma. A data é histórica e tradicional para os cristãos.

Academia Meu Espaço

Esse dia simboliza a morte de Jesus Cristo. No ano 33, ele foi morto e crucificado pelo Império Romano. Guardas Romanos ainda colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça. Jesus carregou a cruz e pouco depois foi crucificado e morto.

A data acontece sempre dois dias antes da Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ambas as datas são feriados nacionais no Brasil e em diversos países do mundo, como na Itália.

De acordo com o cristianismo, a sexta-feira santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É bastante frequente a ocorrência de reconstituições, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos dias de vida de Jesus Cristo. Isso inclui o julgamento, a crucificação e também a ressurreição.

O cristianismo defende a ideia de que o feriado é uma oportunidade para cada um refletir e meditar em respeito ao Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação de todos.

Quando acontece a Sexta-feira Santa?

A sexta-feira santa não tem uma data fixa. No entanto, acontece na semana em que cai o domingo de Páscoa.

Segundo a tradição cristã para definir o dia da Sexta-feira da Paixão considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no Hemisfério Sul ou depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte do globo. Nesse caso, a data pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Vale destacar ainda que após a definição da data de sexta-feira santa, outras comemorações são definidas. Entre elas estão o Carnaval, o domingo de Páscoa e a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma).

Quais os hábitos e tradições desse dia?

Existem diversos hábitos e tradições na Sexta-feira Santa. De acordo com o cristianismo, trata-se de uma data de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. O dia é bastante marcado por diversos rituais e penitências, como o jejum de carne ou abstinência de prazeres mundanos.

Muitas pessoas não trabalham nesse dia. O cristianismo propõe a meditação como objetivo de ajudar a rezar e mergulhar na misericórdia de Jesus por nós.

O que é a Semana Santa?

O período inicia no domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que acontece no domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos

Trata-se de uma data celebrada sempre uma semana antes do Domingo de Páscoa. O dia simboliza a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Nesse dia, o povo local cortou ramos e folhas de árvores para cobrir o chão por onde ele passou. A chegada trás desconfiança e medo por parte dos sacerdotes que começaram a planejar uma trama para condená-lo à morte.

Segunda-feira Santa

Jesus chega a Betânia e faz o último encontro aos amigos, anunciando pessoa hora tinha chegado. Nesse dia, o evangelho segundo São João é proclamado durante a missa.

Terça-feira Santa

Nesse dia, Jesus anuncia a sua morte e seu traidor beijando Judas.

Quarta-feira Santa

Nessa data, a Igreja faz a procissão do encontro entre mãe e filho.

Quinta-feira Santa

A quinta-feira santa é conhecida como dia da última ceia. Antes do jantar, Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos ensinou sobre humildade. Durante a ceia, Jesus partiu o pão e o vinho e explicou que simbolizavam seu corpo e sangue.

Depois do jantar, Judas saiu para entregar Jesus para as autoridades. Após cantarem o hino e orarem, guardas chegaram para prender Jesus. Ele foi levado para casa do sumo-sacerdote para ser julgado.

Sexta-feira Santa

Também é conhecida como dia da paixão no cristianismo e simboliza a morte de Jesus Cristo.

Sábado Santo

O dia também é conhecido como sábado de aleluia. Nessa data, a pedra que fechava o túmulo de Jesus Cristo foi lacrada e os soldados romanos guardaram a entrada do local com o intuito de evitar que o corpo dele fosse roubado. Neste dia, a igreja faz vigília Pascal junto ao sepulcro de Cristo, meditando sobre a morte.

Domingo de Páscoa

Simboliza o dia da Ressurreição de Jesus Cristo. O corpo e o espírito foram reunificados. Ao fim do dia, Jesus apareceu para todos os discípulos. Vale destacar ainda que a Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade e também é o dia mais santo para o cristianismo.

Portal Rondon/ *com Redação Hora

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte