Fale com a gente
Tic Tac

Esporte

Subúrbio do Rio tinha cenário do futebol feminino em evolução antes de proibição para mulheres

A pesquisadora Aira Bonfim mapeou clubes suburbanos que começavam a despontar na década de 1930

Publicado

em

Historiadora Aira Bonfim, no Museu do Futebol, em São Paulo — Foto: Reprodução
Providência

Em 14 de abril deste 2021, vai fazer 80 anos desde a proibição da prática do futebol por mulheres, medida decretada pelo presidente Getúlio Vargas. A proibição durou até 1979, quase quatro décadas sem que mulheres pudessem jogar bola livremente. Mas e se a prática não tivesse sido proibida?

– Se em 2021 o Brasil já tem a melhor jogadora do mundo, por seis vezes considerada ali uma estrela dessa modalidade que é o futebol feminino, imagina se não tivessem proibido esse futebol no nosso país. Era de fato a gente poder chancelar o Brasil como país do futebol. A gente separou a ideia de mulheres no futebol por muito tempo – conta a pesquisadora Aira Bonfim, em entrevista ao Globo Esporte.

Academia Meu Espaço

A proibição ocorreu justamente no momento em que o futebol feminino começava a se expandir fora dos centros das grandes cidades. Para montar parte da atuação exposição do Museu do Futebol, em São Paulo, Aira foi atrás de registros do período. Ela encontrou provas da existência de vários times de mulheres no subúrbio do Rio de Janeiro, no início do século passado.

– O futebol está muito na moda (naquele momento), ele está cada vez mais popular e vai ser popular entre as suburbanas cariocas também. É a oportunidade de ascensão social que é isso que o futebol está oferecendo inclusive pros homens suburbanos da mesma época. O mesmo sonho que foi sonhado pelos jogadores homens no subúrbio elas também puderam sonhar – analisa.

Com informações/Ge

Feirão de veiculos motos e nautica
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte