Fale com a gente
D Marquez

Direto da Redação

Reitor e vice-reitor da Unioeste visitam o Portal Rondon e falam sobre o SEU, o papel da Universidade e a Covid-19

Eles concederam uma entrevista ao jornalista Fernando Nascimento, no quadro Direto da Redação

Publicado

em

|FOTOS: Mariana Helfenstein Rosa|
Martin Luther – Enem

Passando por Marechal Cândido Rondon, o reitor da Unioeste, Alexandre Webber; e o vice-reitor, Gilmar Mello visitaram o Portal Rondon e concederam uma entrevista ao jornalista Fernando Nascimento, no quadro Direto da Redação, que estreou nesta quarta-feira (24) na página do Portal Rondon no Facebook.

Na entrevista, eles conversaram sobre as expectativas da Universidade em relação ao Seminário de Extensão da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) – SEU está em sua 20ª edição e devido à pandemia será realizado no formato on-line. E entre tantos assuntos, como o compromisso da Universidade com a sociedade, eles debataram diversas questões relacionadas à Covid-19.

Portal Instagram

SEU

O SEU é o maior evento de extensão da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Conhecido por desenvolver debates que possibilitam a criação de novas políticas públicas, é realizado anualmente. Cada edição ocorre em um dos campi. Em 2021 ela acontecerá no Campus de Marechal Cândido Rondon, e a temática deste ano é “A Extensão universitária e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A programação iniciou hoje (24) e pode ser acompanhada através da página da Unioeste no Facebook.

Em 2021, o campus rondonense comemora 40 anos e o evento será uma importante oportunidade de comemoração dessa data.

Outros assuntos

Na oportunidade, Alexandre e Gilmar conversaram sobre o compromisso da universidade com a comunidade a sua volta mesmo diante do cenário difícil que vivemos.

Reitor da Unioeste, Alexandre Webber; e o vice-reitor, Gilmar Mello; com o jornalista Fernando Nascimento

Como profissional da área de Saúde, responsável pelo Hospital Universitário, Alexandre falou das dificuldades enfrentadas no hospital e frisou que é fundamental a população entender que as vacinas são seguras, porém é preciso que cada indivíduo faça sua parte.

“Essa pandemia precisa da ajuda de todos. É fundamental que todos os países pensem coletivamente”.

Já se passou um ano de pandemia e, portanto, um ano de Ala Covid no Hospital Universitário. Por isso, a assessoria de comunicação da Universidade está produzindo um documentário sobre o enfrentamento ao vírus no dia a dia.

O reitor e seu vice aproveitaram para esclarecer a necessidade das medidas restritivas no combate ao coronavírus.

“Não existe nenhum remédio eficaz que previna a Covid-19. O maior problema nisso é quando se induz a população de que existe algo que vai salvar. Hoje o tratamento é sobre o que a Covid-19 causa. Não temos nenhum remédio que atue ou mate o vírus no corpo. Temos um tratamento para os sintomas, para a falta de ar, por exemplo.”, enfatizou Alexandre.

Gilmar, que é da área contábil, econômica e financeira, disse que a discussão sobre a pandemia é muito complexa e precisa haver um equilíbrio.

“As restrições são necessárias, mas é preciso compensar as empresas de alguma forma. Não se pode esquecer nenhum dos lados: nem da saúde nem da economia. Só vamos recuperar a economia se resolvemos o problema do coronavírus. Podemos notar que outros países, onde já se controlou a pandemia, a economia está se recuperando”, destacou Gilmar.

Eles terminam a primeira entrevista realizada ao vivo pelo Portal Rondon, convidando a comunidade a acompanhar o SEU.

Para assistir a entrevista completa, clique aqui.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte