Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Quatro Pontes adere à campanha “Vacina Paraná de Domingo a Domingo”

Ontem (29) não houve vacinação, pois a equipe da Sala de Vacinas esteve fazendo levantamento das pessoas já imunizadas

Publicado

em

Academia Meu Espaço

Comprometido em acelerar a vacinação contra a Covid-19, Quatro Pontes aderiu à campanha “Vacina Paraná de Domingo a Domingo”, lançada pelo Governo do Estado do Paraná na última sexta-feira (26). Ontem (28), o município já começou a imunizar as pessoas dos grupos prioritários, fora aquelas que também foram vacinadas no sábado (27). Neste primeiro dia de campanha, o prefeito João Inácio Laufer, a secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, e o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, estiveram no Centro de Saúde para acompanhar a vacinação.

Na sexta-feira (26), a equipe da Sala de Vacinas realizou a aplicação de 40 primeiras doses, contemplando pessoas de 74 e 73 anos. Já no sábado, a aplicação de primeiras doses teve continuidade, somando 66, abrangendo oito pessoas de 70 anos, 18 de 71 anos, 23 de 72 anos, seis de 73 anos, quatro de 74 anos, uma de 75 anos e uma de 77 anos. Também iniciou a vacinação de mais um grupo prioritário, que são as pessoas de 69 a 65 anos, sendo que cinco pessoas de 69 anos receberam a primeira dose.

Charles Pinturas

Ontem, por sua vez, 78 primeiras doses foram aplicadas, compreendendo uma pessoa de 78 anos, uma de 74 anos, duas de 73 anos, seis de 72 anos, 19 de 71 anos, 22 de 70 anos, 25 de 69 anos e duas de 68 anos. Até o momento, Quatro Pontes registra, então, 527 pessoas vacinadas com a primeira dose.

Você recebeu a vacina?

Se alguém integra algum dos grupos prioritários que estão sendo imunizados, mas não recebeu a vacina, a Secretaria de Saúde solicita que o munícipe ou seu familiar entre em contato com o Centro de Saúde, no telefone 3279-8112, para agendamento da aplicação da dose. Ontem (29) não houve vacinação, pois a equipe da Sala de Vacinas esteve fazendo levantamento das idades anteriores a 69 anos, a fim de verificar se todos os munícipes foram imunizados.

Doses

A 20ª Regional de Saúde de Toledo destinou à Secretaria de Saúde novas doses da vacina contra a Covid-19. Na sexta-feira foram recebidas 40 segundas doses da CoronaVac, produzidas no Instituto Butantan, para as pessoas de 84 a 80 anos. Já no sábado, houve o recebimento de 90 primeiras doses, sendo dez doses do Laboratório Astrazeneca AB; dez doses da CoronaVac para os trabalhadores de saúde; 40 doses da CoronaVac para idosos de 69 a 65 anos; e 30 doses da CoronaVac para idosos de 74 e 70 anos.

Plano de Ação de Vacinação

A Secretaria de Saúde lembra que segue o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, elaborado acolhendo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), com a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), e atende todas as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Quatro Pontes também tem seu Plano de Ação de Vacinação contra a Covid-19, criado a partir de levantamento da sua população, adequando-o conforme faixa etária.

Por intermédio do Setor de Epidemiologia e da Sala de Vacinas, a secretaria ainda expõe que o sistema adotado para aplicação das doses é por agendamento, que é feito pela equipe da Sala de Vacinas, diferente de alguns municípios, os quais realizam chamamento e sistema drive thru. Por isso, não é necessário ligar ou comparecer ao Centro de Saúde para realizar o agendamento. O contato com as famílias é via telefone e em determinados casos as agentes de saúde vão à casa dos munícipes. A iniciativa busca evitar aglomerações de pessoas no Centro de Saúde e ofertar atendimento de qualidade aos munícipes, visto que a equipe da Sala de Vacinas é reduzida e carece de organização para que os objetivos sejam alcançados, visto que além da vacinação contra a Covid-19, os atendimentos para aplicação de vacinas de rotina permanecem normais.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte