Fale com a gente
CHOPP Providência

Agronegócio

Farsul pede alteração na política de preço mínimo pago a produtores

Segundo a entidade, atualmente há uma grande diferença entre os valores praticados no mercado e os preços mínimos estipulados pelo governo

Publicado

em

Foto/Google
Patinete Foston

A Farsul encaminhou nesta semana um documento à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, onde pede a substituição de um trecho do Manual de Crédito Rural (MCR) relativo à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A razão está na grande diferença entre os valores praticados no mercado e os preços mínimos estipulados pelo governo. No caso do arroz, por exemplo, a variação chega a 111,55%, dificultando o exercício do Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE – antigo EGF).

Os produtores estão tendo dificuldades de fazer o FEE e preferindo produtos bancários dentro do crédito livre, que apesar de maiores juros, exigem menos garantias. Isso acaba por comprometer o bom funcionamento da política agrícola, segundo a Farsul. 

Müller Contabilidade

A solicitação é que no item 3-4-13 do MCR onde diz que “o FEE tem como base o preço mínimo dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preço Mínimo…”, seja substituído por “O FEE tem como base o preço estipulado pelo agente financeiro que não poderá ser inferior ao preço mínimo dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preço Mínimo…”. A justificativa da entidade é de que os riscos relativos à operação são dos agentes financeiros que podem estipular preço base na busca por competitividade.

Confira o documento:

Com informações de Canal Rural

Rui Barbosa Festa Junina
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3017
04 06 26 28 32 45
Atualizado: 2026-06-13 14:27:06
Estimativa próximo concurso:
R$ 12.000.000,00
Próxima data: 13/06/2026

Lotofácil: Concurso 3709
01 04 06 07 09 10 11 14 15 18 19 20 23 24 25
Atualizado: 2026-06-13 14:27:09

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1