Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Comércio rondonense abre no próximo sábado (03) e aulas da rede municipal voltam no dia 05 de abril

As duas atividades retornam depois de protestos de parte da comunidade rondonense.

Publicado

em

Encanto e magia

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, aconteceu mais uma reunião do COE (Centro de Operações Emergenciais) de Marechal Rondon. Na oportunidade, foram apresentados os números referentes à pandemia no município, que registrou queda, nas últimas semanas, em relação aos casos ativos. No dia 18 de março aconteceu o pico no mês, quando foram registrados, em um único dia, 335 casos ativos. Conforme o boletim desta sexta-feira, dia 26, o número está em 199 casos ativos.

Diante disso, foram tomadas algumas decisões que serão publicadas em decreto no Diário Oficial Eletrônico, no início da próxima semana.

Ótica da Visão

Inicialmente, discutiu-se sobre a volta às aulas na rede municipal (1ª a 5ª séries). O secretário de Educação, Fernando Volpato, falou das ações a serem implantadas para que todos os alunos tenham um retorno seguro. Segundo ele, todas as medidas sanitárias serão adotadas, desde o transporte escolar até o número máximo de alunos em sala de aula. Colocada em votação, a solicitação foi aprovada. O retorno será de forma escalonada, ou seja, com 30% da capacidade da sala de aula. As aulas remotas terão continuidade para os alunos que estiverem em casa. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) continuarão com as aulas presenciais suspensas.

O CAF (Centro de Atendimento à Família) também voltará com suas atividades presenciais em 05 de abril.

Outro assunto discutido foi quanto à abertura do comércio no dia 03 de abril, véspera de Páscoa. O presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon), Ricardo Leites de Oliveira, enfatizou a necessidade de os comerciantes aproveitarem essa importante data comemorativa. Sem objeções, foi deliberado pela abertura de todo o comércio naquela data, das 8h às 16h, mediante o cumprimento de medidas que contarão no decreto a ser publicado.

Vale ressaltar que os decretos vigentes dos governos municipal e estadual, que estabeleceram regras até o dia 1º de abril, continuam valendo, sem alterações, inclusive para este final de semana (27 e 28), ou seja, somente o comércio considerado essencial poderá atender.

Com relação à ação integrada das polícias, bombeiros e poder público rondonense, ela terá continuidade, a princípio até o dia 06 de abril, podendo ser prorrogada. Conforme relatos da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária, a ação tem surtido efeitos muitos positivos, já que o número de aglomerações diminuiu consideravelmente. A fiscalização terá continuidade e as denúncias de aglomerações devem continuar, pelos telefones (45) 99932-7428 (das 8h às 23h) e 190 (das 23h às 8h).

Por fim, outra questão levantada foi quanto ao comércio de ambulantes no período de pandemia. O poder público municipal não concederá alvará para os ambulantes de fora do município.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte