Gramado Presentes

Cientistas criam nova tecnologia inovadora que gera eletricidade renovável à noite

Foto/Engenharia é
Gramado Presentes

O resfriamento radiativo do céu é um fenômeno que vê a formação de geada no chão quando as temperaturas ainda estão acima de zero. É responsável por gotículas de água que se formam nos pára-brisas dos carros e geadas na grama à noite.

Agora, ele foi aproveitado para criar uma tecnologia que poderá ser o irmão noturno da energia solar.

Charles Pinturas

Energia noturna renovável

Pesquisadores, liderados por um cientista de materiais da UCLA, dizem que aproveitaram os princípios por trás do resfriamento radiativo do céu e criaram uma solução inovadora para a produção de energia renovável à noite.

Em um artigo publicado na revista Joule, eles descrevem a tecnologia de baixo custo que poderia ajudar mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm acesso confiável à eletricidade, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

O conceito de tecnologia descrito no artigo, intitulado Gerando luz das trevas, pode ser usado como uma solução independente ou pode funcionar com energia solar, permitindo que a eletricidade seja gerada a qualquer hora no mesmo local.

Resfriamento radiativo do céu

O fenômeno subjacente à nova tecnologia, o resfriamento radiativo do céu, é uma ocorrência natural em que uma superfície voltada para o céu ejeta seu calor no ar na forma de radiação térmica. Parte desse calor sobe para a atmosfera superior e pode até ir para o espaço.

“Esse efeito ocorre naturalmente o tempo todo, especialmente em noites claras”, disse Aaswath Raman, líder do estudo, e professor assistente de ciência e engenharia de materiais na Escola de Engenharia Samueli da UCLA, em comunicado à imprensa.

“O resultado é que o objeto que ejeta o calor, seja um carro, o solo ou um edifício, será um pouco mais frio que a temperatura ambiente”.

A nova tecnologia usa essa diferença de temperatura para gerar eletricidade. Os cientistas criaram um dispositivo que poderia capturar o aumento do calor do ar circundante e convertê-lo em eletricidade.

Uma solução barata

O dispositivo criado foi capaz de alimentar uma lâmpada LED.

Todas as peças usadas para o dispositivo experimental foram compradas em lojas de suprimentos eletrônicos a um custo total de menos de US$ 30.

A instalação incluía um disco de alumínio, pintado de preto de um lado, que foi colocado voltado para o céu. O disco foi usado para irradiar o calor do ar circundante. Também incluiu um gerador termoelétrico – um dispositivo que gera uma tensão elétrica em resposta a diferenças de temperatura.

O dispositivo gerou aproximadamente 25 miliwatts por metro quadrado. Embora isso seja muito menor do que uma célula solar de tamanho semelhante, Raman disse que o dispositivo pode ser facilmente usado para gerar energia em locais que não tem rede elétrica.

Configuração experimental do dispositivo de geração de eletricidade que usa o resfriamento radiativo do céu para coletar energia. Fonte: Aaswath Raman / UCLA

Raman e sua equipe estão trabalhando para melhorar a tecnologia criando protótipos mais poderosos.

Fonte/Engenharia é