Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Mundo

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Cruciais para biodiversidade dos oceanos, corais têm sido extintos em ritmo alarmante; conheça o trabalho preventivo de pesquisadores brasileiros.

Publicado

em

|FOTO: ENRICO MARCOVALDI/DIVULGAÇÃO|
Velho Oeste

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles serão extintos até o final deste século.

Conforme a temperatura do oceano aumenta — uma consequência do aquecimento global —, os corais perdem suas cores, tornam-se esbranquiçados e, por fim, morrem.

Portal WhatsApp

Esse cenário desastroso levou pesquisadores brasileiros a utilizar uma estratégia nova para tentar conservar a espécie: o congelamento dos gametas — células sexuais dos corais que conjugam espermatozoides e óvulos dentro de uma mesma estrutura.

A ideia é que, no futuro próximo, o material genético possa ser descongelado e usado para repovoar algumas regiões da costa onde a incidência de recifes diminuiu nos últimos anos, como Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco. Ou seja, o objetivo é que, em breve, o Brasil consiga produzir “corais de proveta”, animais reproduzidos em laboratório e que, depois, poderão ser transportados para algum ponto do mar.

FONTE: CNN

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte