Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Banco de Sangue de Toledo teve mais de 6.900 doações em 2020

Cada bolsa de sangue coletada pode ajudar até quatro pessoas

Publicado

em

| Foto: Adiel Soares - Toledo News |
Rui Barbosa

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI

Em um ano de pandemia, o Banco de Sangue Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Toledo, encontrou uma forma para continuar com o seu trabalho e até mesmo se adaptar, buscando assim uma evolução. No ano de 2020 o banco de sangue conseguiu um total de 7.774 pessoas que vieram para realizar a doação, porém, por diversos motivos, 6.962 dessas pessoas estavam aptas para doar sangue, o que resultou no número de 6.962 bolsas coletadas.

Portal Facebook

Cada bolsa de sangue coletada pode ajudar até quatro pessoas que precisam da doação de sangue, isso por conta de que algumas pessoas podem necessitar de uma quantidade maior de sangue. Para 2021, a expectativa do Banco de sangue é que a população continue com essa conscientização, de forma com que o número máximo de doações seja alcançado todos os dias. Isso para que o índice de pessoas contempladas com esse sangue se mantenha alto e até mesmo possa ser superado.

Em relação às medidas de proteção que foram adotadas contra o Novo Coronavírus (Covid-19), o Hemepar procurou um jeito de continuar com as doações e ainda trazer o máximo de proteção para os doadores, como comenta a assistente social do Banco de Sangue Hemepar de Toledo, Melânia Aparecida Marin, “Com a pandemia, começamos trabalhar com horário agendado. Isso facilitou muito o processo, além de trazer mais segurança para o doador de sangue que vem até a Unidade”, comenta.

 A importância da doação de sangue

De acordo com o banco de sangue, atualmente, o máximo de doações diárias são 45 e, na grande maioria das vezes, esse número de doadores é alcançado.

“Hoje a Hemepar fornece sangue para os 25 hospitais dos municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo e, mesmo coletando essa quantidade por dia, os estoques ainda estão baixos, pois a necessidade diária das pessoas que precisam de transfusões de sangue é extremamente grande.” ressalta Marin.

“É importante frisar que precisamos de sangue todos os dias. O sangue pode ser doado sem preocupação e qualquer complicação. Quando você doa, você realiza uma das ações mais nobres que uma pessoa pode fazer para a outra. A doação é um ato de amor, afeto e dignidade em relação à condição de quem precisa. E ainda vale lembrar que uma simples doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, destaca a assistente social.

Quem pode doar?

Para ser doador é preciso que a pessoa esteja com a sua saúde em boas condições, possuir a idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos (para menores de idade é necessário a presença do responsável no local), pesar pelo menos 50 quilos, estar descansado, ter se alimentado com alimentos saudáveis nas quatro horas anteriores à doação e portar algum documento de identificação com foto. 

Em Toledo, as doações de sangue são feitas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, localizado na Rua Almirante Barroso, Nº 2.490, no Centro da cidade. No momento, as coletas têm sido efetuadas todos os dias da semana. Nas segundas elas acontecem das 13h00 às 15h00 e nos demais dias, de terça à sexta-feira, os horários são das 07h30 às 10h30 e das 13h00 às 15h00.

Agendamento e ações preventivas a COVID-19

Em 2021, o banco de sangue pretende dar continuidade com os agendamentos para realizar a doação. Para marcar horário, o processo é realizado exclusivamente através do telefone (45) 3379-3752. “Com o agendamento conseguimos manter uma rotina segura e organizada em relação ao número máximo de 45 doadores diários”, explica a assistente social.

No local, são realizados os cuidados necessários contra o Novo Coronavírus, como, a devida higienização no local e equipamentos, a disponibilização de álcool em gel 70%, o distanciamento entre os doadores e o agendamento, que também serve como uma forma de evitar aglomerações no ambiente.

Falta de médicos

No início do ano de 2020 o Banco de Sangue Hemepar tem sofrido com a falta de médicos. A instituição costuma contar com os trabalhos de três profissionais da área, no entanto apenas um médico tem realizado os serviços na instituição.

Dois dos três médicos do quadro do Banco de Sangue não estão mais no local. Um deles faz parte do grupo de risco da Covid-19 e foi afastado, enquanto a outra era bolsista e encerrou o seu contrato, pois passou em outro concurso público e ainda não foi substituída. Com isso o Hemepar ficou com apenas um médico, que precisou entrar em férias. Outro profissional está cobrindo as suas férias, realizando os trabalhos no local uma vez por semana.

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, esclarece a situação. “Nós estamos tendo um problema maior com a falta de médicos no Banco de Sangue durante o mês de fevereiro. Um desses médicos tem contrato pelo Consórcio e precisou tirar férias neste mês. Ele teve que tirar férias este mês por questões legais, mas temos um substituto que realiza o trabalho uma vez por semana. Outro profissional foi afastado por fazer parte do grupo de risco da Covid-19, já a outra contratada era bolsista e passou em um concurso público. Nós estamos buscando a contratação de mais um médico bolsista, mas ainda não tivemos interessados. Esperamos que esse problema seja solucionado o quanto antes”, informa.

FONTE: Toledo News

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte