Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Geral

Pesquisadores da Unioeste são os ganhadores do PRIME

Publicado

em

Farmasi

Entre os ganhadores do programa de Propriedade Intelectual com foco no Mercado (PRIME), que é uma parceria entre SEBRAE e o governo do estado do Paraná (SETI), está um projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A linha de pesquisa referente a “Produção e uso de carvões ativados a base de tabaco proveniente de cigarro para remoção de metais e agrotóxicos de compartimentos hídricos”, coordenado pelos professores doutores Affonso Celso Gonçalves Junior e Daniel Schwantes, ficou em quarto lugar entre os ganhadores do programa.

Müller Contabilidade

O projeto, na prática, desenvolve um sistema de filtros adsorventes utilizando carvões ativados a base de tabaco proveniente de cigarros contrabandeados para a descontaminação de águas e efluentes.

“Nós conseguimos, por meio destes carvões ativados, remover metais e agrotóxicos de águas e efluentes contaminados” explica o professor Affonso.

Para o professor a “a participação no PRIME foi extremamente importante para aliar o desenvolvimento científico e tecnológico do Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA) com as necessidades e tendências do mercado. Estar entre os cinco vencedores certamente traz motivação e muito orgulho por representar a Unioeste neste programa”, destaca.

Dos 14 projetos que participaram das primeiras etapas do Prime, a Unioeste teve oito projetos. Os outros ganhadores foram, em quinto lugar, a estudante de mestrado Camila Rick, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na quarta posição, o professor Afonso Gonçalves Júnior, da (Unioeste) e professor Daniel Schwantes (PUC-Chile), em terceiro lugar, a professora Mayra Gallo, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na segunda colocação, o professor Admilton Oliveira Deméter, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e em primeiro lugar, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o professor Carlos Ricardo Maneck Malfatti.

Bonni Restaurante
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte