Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Hotel Avenida, último ícone histórico de Marechal Cândido Rondon, é demolido

Ele foi o maior da rede de hotéis edificados pela Colonizadora Maripá

Publicado

em

Crédito da imagem: Elson Antonio Gehlen
Providência

Após quase 71 anos da construção é demolido o Hotel Avenida, construído pela colonizadora Maripá, na época do surgimento da vila de General Rondon, em 1950.

Segundo informações colhidas de primeiros moradores de Marechal Cândido Rondon, o hotel foi edificado pelo pioneiro rondonense Ervino Finger e equipe, ele foi contratado pela Maripá desde 1948. É um dado com necessidade de confirmação.

tryideas

Foi o maior da rede de hotéis edificados pela empresa de colonização, nas diversas vilas que criou na área de seu projeto de povoamento. Também era o único ainda existente.

A rede hoteleira da Maripá foi construída, principalmente, para servir de ponto de hospedagem para os compradores de terras.

Em 1951, o Hotel Avenida foi adquirido pelo senhor José Feiden e esposa Amélia, casal pioneiro procedente de Arabutã (SC), que o mantiveram funcionando até a década de 1990.

Durante as primeiras décadas da administração do casal, o hotel foi ampliado. A primeira grande intervenção foi feita para atender a demanda da grande exposição agropecuária de setembro de 1958. A segunda, em alvenaria, para acomodação de viajantes, em especial vendedores. Também foi, por muito tempo, local de eventos comemorativos.

Recebeu fachada de caracterização germânica quando estava em voga o projeto de germanização no município, agora relegado.

Por ser uma estrutura física, maior parte em madeira, com quase 3/4 de século, o prédio atualmente não mais oferecia condições seguras e sanitárias para qualquer tipo de hospedagem.

*com informações de Memória Rondonense

Bonni Restaurante
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte