Fale com a gente
Alpha Investimentos

Agronegócio

Segurança no campo foi tema de debate em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados

Encontro organizado pela Comissão de Agricultura reuniu representantes das forças policiais, parlamentares e entidades

Publicado

em

Providência

Com o objetivo de debater alternativas para minimizar os danos causados pela violência e criminalidade no campo, a audiência pública foi realizada na manhã desta quarta-feira (30). A ideia da audiência pública partiu dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado José Mário Schreiner (DEM-GO) e da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) – presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados.

Aline Sleutjes explicou que a audiência teve a finalidade de propor alternativas e verificar iniciativas, sobre o que está sendo feito no meio rural nos diversos estados. “Nós temos que tomar nossas providências o mais rápido possível para podermos correr atrás das soluções, dando tranquilidade ao nosso meio rural”, disse a deputada.

Funerária Alemão

Durante o encontro foram debatidas propostas de programas específicos de segurança para o setor rural, com o objetivo de difundir as boas práticas. O deputado General Girão (PSL-RN), também membro da FPA, lembrou o tema da violência relacionada às invasões de terras em todo o país.

O parlamentar categorizou esse tipo de crime como terrorismo. “Segurança pública é um compromisso do estado, mas é um dever de todos e o agro hoje é a grande mola propulsora da economia no Brasil”, defendeu.

Ao fim da audiência pública, o deputado Christino Aureo (PP-RJ) registrou que é fundamental que as políticas públicas relacionadas à segurança no campo sejam vistas também do ponto de vista da conectividade e mobilidade rural.

O parlamentar, que faz parte da bancada do agro, lembrou do caso que chamou atenção de todo o Brasil envolvendo o assassino em série Lázaro Barbosa, que cometeu uma sequência de crimes na zona rural. “As famílias sem meios seguros para se comunicar e se locomover estão mais expostas a episódios como os que nós vimos em Goiás”, finalizou o parlamentar.

O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) destacou a importância do debate acerca do tema e os trabalhos realizados pela Câmara para a diminuição de crimes rurais no Brasil. “Faço parte do grupo parlamentar que traz a criminalidade rural para debate na Câmara. Nossos produtores rurais necessitam do amparo público para que possam continuar alcançando resultados recordes com segurança e dignidade. Nos últimos dias acompanhamos com aflição o quão perigosa pode ser a vida nestes locais e não podemos deixar que este cenário se perpetue”.

O parlamentar também relatou a gravidade da insegurança no campo no Espírito Santo, seu reduto eleitoral. “Ainda ontem tive conhecimento da situação inaceitável que o Norte do Espírito Santo enfrenta. São diversos relatos de moradores sobre episódios de violência nos municípios, como constantes assaltos a propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e também à pessoas. Os tiroteios ocorrem pela madrugada, tirando o sossego das pessoas. Algo precisa ser feito de forma urgente, e a Câmara dos Deputados entregará um trabalho à altura da situação”, completou.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte