Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Política

Mulheres na política: Rondonenses lançam manifesto neste 8 de Março

O grupo “Mulheres na política MCR” é suprapartidário e quer debater a ocupação do espaço feminino na política

Publicado

em

|FOTO: Mulheres na Política / Divulgação|
Clube Náutico

O Dia Internacional da Mulher, em Marechal Cândido Rondon, começou com a divulgação do manifesto “A Ocupação do espaço feminino na política” a carta é assinada pelo grupo “Mulheres na Política – MCR – PR”.

O grupo é suprapartidário, reúne mulheres de todas as matizes políticas e com atuação em diversas áreas na sociedade, entre as participantes do grupo há professoras, empresárias, funcionárias públicas, profissionais liberais e representantes de outros segmentos. Todas com o mesmo objetivo, evidenciar a necessidade da ocupação do espaço da política pelas mulheres.

“O objetivo do grupo é atrair mulheres que queiram debater sobre os diversos setores da política nacional, estadual e local; buscando a construção da consciência política da mulher rondonense”.

lift training

Marechal Cândido Rondon não elegeu nenhuma mulher para câmara municipal nas eleições de 2020, repetindo o que aconteceu em 2016. Historicamente, as mulheres se elegeram apenas duas vezes para vereança em nosso município, o que demonstra a necessidade da organização das mulheres em torno dessa pauta, buscando ocupar e ganhar maior representatividade. É importante salientar que algumas mulheres, além das eleitas, assumiram a cadeira de vereadora, entretanto, na condição de suplente. A ausência de uma mulher eleita no último pleito motivou a organização deste grupo.

“No último pleito municipal, nenhuma mulher foi eleita para a vereança, mesmo com excelentes candidatas, muito qualificadas e com excelentes propostas. Movidas por esse fato, um grupo de 40 mulheres têm se organizado para debater o assunto ‘mulheres na política’.”

As mulheres rondonenses começaram a conversar no início do ano, mas decidiram dar publicidade ao grupo neste 8 de março, devido à representatividade da data na luta das mulheres por direitos iguais. Atualmente, o grupo se reúne apenas de forma virtual e pretende no futuro promover encontros de formação política e debates em torno da representatividade feminina na sociedade.

As reuniões tem acontecido em ambiente virtual devido as medidas sanitárias de combate a covid-19

“Para avançar na pauta “mulheres na política”, o grupo pretende promover encontros de formação política e demais assuntos de interesse, com a intenção de atuar com mais precisão na política e eventualmente lançar candidatas e conseguir êxito em elegê-las”

Inicialmente, a proposta é reunir mulheres em grupos de debates virtuais, no facebook e no WhatsApp. O grupo faz questão de salientar que é suprapartidário, evidenciando que não é uma organização de um partido, posicionamento ou ideologia, o que une essas mulheres é a necessidade do aumento da representatividade feminina nas instâncias de poder em Marechal Cândido Rondon.

Confira o manifesto na íntegra:

“A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO FEMININO NA POLÍTICA – GRUPO MULHERES NA POLÍTICA – MCR – PR”

Não é de hoje que as mulheres lutam cada vez mais em busca da igualdade de direitos na sociedade. Dentre as pautas estão a equidade salarial e a busca por cargos de decisão nos diversos setores da sociedade. Um dos setores com maior falta de representatividade feminina é o da política, seja nos cargos parlamentares ou secretarias e ministérios. Em nosso município a situação não é diferente. No último pleito municipal, nenhuma mulher foi eleita para a vereança, mesmo com excelentes candidatas, muito qualificadas e com excelentes propostas. Movidas por esse fato, um grupo de 40 mulheres têm se organizado para debater o assunto “mulheres na política” e quem sabe reverter o quadro da falta de representatividade na política local.  A princípio, estão organizadas em plataformas de mídias sociais, como no facebook e whatsapp e, em respeito à vida e ao grave momento pandêmico, apenas encontros virtuais têm sido feitos. O objetivo do grupo é atrair mulheres que queiram debater sobre os diversos setores da política nacional, estadual e local; buscando a construção da consciência política da mulher rondonense. O grupo entende que política não é apenas a disputa eleitoral ou a filiação em um partido, a política vai muito além disso e está em nosso cotidiano.

O mês de março foi escolhido para tornar público esse grupo e referendar o Dia Internacional da Mulher, reconhecido pela ONU, em 1975, como a data a se lembrar a luta das mulheres por igualdade de direitos na sociedade. O 8 de março está pautado em diversas greves de mulheres operárias da Europa e dos Estados Unidos, que reivindicavam a diminuição da carga horária de trabalho e salários iguais aos dos homens. Tais manifestações culminaram, inclusive, num incêndio que matou 130 mulheres presas em uma indústria em 1857, nos Estados Unidos.

O Dia Internacional da Mulher, perdeu significado da origem de suas lutas por um tempo e foi recuperado pelo Movimento Feminista na década de 60.  Atualmente, tivemos muitos avanços nas lutas e conquistas, mas por outro lado, a data histórica por vezes, não contextualiza sua origem, ficando apenas em festividades, dar flores, presentes, sem uma reflexão sobre a greve das operárias no início do século passado.  Para nós, mulheres, este fator é uma contradição.

Com esse regaste histórico propomos a nós mesmas nos reorganizarmos neste município, com pautas próprias em diversos segmentos: social, cultural, de gênero, na divisão sexual de trabalho, unificando assim o debate. Também, para que nós mulheres, possamos ser reconhecidas como sujeitos históricos, políticos de participação, de construção neste espaço, rompendo com qualquer forma de opressão, machismo, preconceitos e violência, entre outras bandeiras de lutas.   

 Para avançar na pauta “mulheres na política”, o grupo pretende promover encontros de formação política e demais assuntos de interesse, com a intenção de atuar com mais precisão na política e eventualmente lançar candidatas e conseguir êxito em elegê-las. O grupo é suprapartidário, ou seja, não está vinculado a um partido específico e/ou posicionamento ou ideologia. Todas as mulheres do município estão convidadas a participar dos grupos, debater, dar suas opiniões, levantar questões e contribuir na atuação política feminina em nosso município. Para participar, basta solicitar a participação no Facebook – “mulheres na política – MCR”

No grupo do face também encontrarão o link de acesso ao grupo do whatsapp!!! Venha mulher, participe!!

Portal Rondon

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte