Fale com a gente
Alpha Investimentos

Saúde

Paraná bate novo recorde de taxa de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19

O número de internados é maior que toda a evolução da pandemia no Paraná

Publicado

em

Ortho Evidence Odontologia

Pelo segundo dia consecutivo, o Paraná bateu recorde da taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adulto do SUS exclusivas para Covid-19. Segundo dados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde desta sexta (19), 89% dos leitos estão do Estado estão ocupados. Para aliviar a pressão no sistema de saúde e evitar o colapso, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou a ativação de 62 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19

Nesta sexta-feira (19) são 1.530 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 1.284 ocupam leitos SUS (653 UTI e 631 clínicos/enfermaria) e 246 da rede particular (109 UTI e 137 clínicos/enfermaria). Há outros 1.507 pacientes internados, 525 em leitos UTI e 982 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Charles Pinturas

No mesmo boletim, a  Secretaria Estadual da Saúde confirmou 3.607 novos casos e 68 mortes em decorrência do coronavírus. Agora o Paraná totaliza 603.796 diagnósticos positivos e 10.975 mortos em decorrência da doença. Sobre as novas vítimas: são 22 mulheres e 46 homens, com idades que variam de 38 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre 30 de julho de 2020 a 19 de fevereiro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em cidades como: Curitiba, Maringá, São José dos Pinhais, Campo Largo e Foz do Iguaçu. 447.561 paranaenses estão recuperados e 14.580 esperam o resultado dos exames.

Em entrevista o telejornal Meio Dia, da RPC, o Diretor de Gestão em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Vinicius Filipak, afirmou nesta sexta (19) que os cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos sob o risco de não o Estado não conseguir dar suporte para tantos doentes. 

“O número de internados é maior que toda a evolução da pandemia no Paraná. Apesar da vacinação, que está no começo, a transmissão do vírus está muito alta. Uso de máscara e distanciamento social precisam ser mantidos, ou não poderemos dar suporte para todos os contaminados”, afirmou ele. 

A situação nas macrorregiões Oeste e Noroeste são as mais preocupantes, onde restam apenas 22 (87% de ocupação) e 9 (94% de ocupação) vagas de UTI para Covid-19, respectativamente, segundo boletim da Sesa desta sexta (19). Diante do risco de colapso na saúde, a Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, emitiu um alerta de risco à saúde, na quinta (19). O pedido do município é que, se possível, as pessoas fiquem em casa. No documento assinado pelo secretário de Saúde, Thiago Stefanello, o município pede que a população redobre os cuidados e as medidas preventivas, que evite ao máximo as aglomerações, use máscara, mantenha ambientes ventilados, mantenham as mãos limpas e use álcool em gel.

FONTE: Bem Paraná

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte