Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Três casos de Leptospirose são confirmados em Santa Helena

Homem indígena de 33 anos morreu

Publicado

em

Foto: Catve.
Rui Barbosa

Três casos de Leptospirose são confirmados em Santa Helena, no oeste Paranaense. 

Equipe de reportagem do Catve.com entrou em conto com o Diretor de Vigilância Sanitária do município, Felipe Menin,  que afirmou que os casos estão concentrados na região do bairro Baixada Amarela.

Portal Facebook

Um homem indígena de 33 anos foi a primeira pessoa apresentar os sinais da infecção. Ele foi encaminhado à um hospital em Toledo e logo em seguida transferido à Curitiba, onde veio a falecer.

O segundo caso é de uma adolescente de 12 anos, também indígena. A menina foi encaminhada à um hospital de Cascavel e segue internada na UTI. 

Já o terceiro, trata-se de um homem de 37 anos, que morava aos arredores do bairro. Ele passou por exames e não precisou ser internado, segue apenas fazendo o tratamento médico necessário. 

Felipe ainda comenta a dificuldade que estão enfrentando pela demora dos resultados dos exames, mas que estão fazendo o possível para controlar a situação.

As orientações da vigilância sanitária em toda cidade, sendo em fábricas, residências, comércio e principalmente nas casas do local afetado, foram redobradas.

O cuidado com a limpeza de pátios e áreas públicas da cidade foi alertado ao prefeito, que mostra apoio à equipe de Saúde.

Ainda hoje, os agentes fizeram uma ação na Usina da Reciclagem da cidade, orientando o manuseio certo dos materiais, o secretário ressalta que esses trabalhadores estão sujeitos ao alto risco de contaminação. 

LEPTOSPIROSE 

Segundo o Ministério da Saúde, a Leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida a partir do contato com a urina de animais – principalmente o rato – infectados pela bactéria. 

A bactéria poder ficar no local contaminado até 180 dias.

SINTOMAS 

– Febre

– Dor na cabeça

– Dor muscular, principalmente panturrilhas

– Falta de apetite

– Diarreia e vômito 

TRATAMENTO

Em casos leves, é indicado pelo médico, antibióticos. Nos mais graves, é necessário a hospitalização imediata.

Com informação Catve.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte