Fale com a gente
Sicredi

Saúde

7º dia de greve dos profissionais municipais de enfermagem de Cascavel é marcado por filas em UBSs

Dos cerca de 800 profissionais na cidade, ao menos 200 aderiram ao movimento. Na manhã desta segunda (27) o prefeito se reuniu com representantes do sindicato para apresentar proposta que deve ser votada nesta tarde

Publicado

em

|Foto: Reprodução RPC|
Rui Barbosa

A greve dos profissionais municipais de enfermagem de Cascavel, no oeste do Paraná, completa uma semana nesta segunda-feira (27) causando prejuízos a quem procura atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

É o caso da unidade do Rivieira que atende moradores de diversas regiões da cidade. Na manhã desta segunda, apenas uma enfermeira tendia no local o que causou indignação na dona de casa Doralice Soares Braz que está com fortes dores e inchaço em um das pernas.

Portal Instagram

“Não tem condições, a minha perna inchada desde sexta. Ela (enfermeira) disse que não tem o que fazer, que está sozinha”, reclamou a mulher.

“Eu cheguei às 5h e está difícil o atendimento. A culpa não é deles (médicos), é que só tem uma enfermeira para atender todos”, disse a costureira Maria Isabel de Souza.

A greve iniciou na última segunda-feira (21) com adesão de cerca de 200 dos mis de 800 profissionais que atuam na rede municipal de Cascavel.

Eles afirmam que a defasagem nos salários da categoria chega a 68,5% e que o pedido não é relacionado ao piso e, sim, à reposição salarial e maior valorização da categoria por parte do município, uma vez que os salários praticados em Cascavel seriam inferiores a outros municípios e estado.

Nesta segunda, o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, receberam representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Sismuvel) para apresentar um proposta.

Na ocasião, eles propuseram o pagamento do que chamaram de “Prêmio de Reconhecimento ao Desempenho da Enfermagem do Município”. Na prática, estabelecendo por um período de seis meses o pagamento de R$ 450 mensalmente a todos os profissionais de enfermagem. A medida pode ser prorrogada.

O sindicato e os grevistas devem votar pela aprovação ou não da proposta ainda nesta segunda.

Se a medida for aprovada pelos servidores em greve, ela irá para votação na Câmara de Vereadores de Cascavel.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte