Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Mulheres no agro: o papel feminino nos campos brasileiros

O papel das mulheres no campo transcende a tradicional figura de filhas ou esposas dos proprietários rurais

Publicado

em

Márcia Piati, produtora rural em sua lavoura de soja, no Oeste do Paraná
lift training

No mês de outubro, celebra-se internacionalmente o reconhecimento e valorização das mulheres no setor agrícola. O papel das mulheres no campo transcende a tradicional figura de filhas ou esposas dos proprietários rurais, assumindo cada vez mais posições de liderança em todas as etapas decisórias das fazendas.

Segundo dados do último Censo Agropecuário do IBGE, as mulheres gerenciam cerca de 30 milhões de hectares no agronegócio brasileiro, representando 8,5% das áreas ocupadas por propriedades no país. De acordo com o mesmo censo, aproximadamente 940 mil mulheres estão à frente das propriedades rurais no Brasil.

Dr. Pedro Wild

Roberta Grellet é produtora rural e chefia uma propriedade que produz soja, milho e sorgo no Tocantins. “Acredito que cada dia está melhor para nós, mulheres que trabalhamos no campo, devido às tecnologias e também à compreensão dos homens, que passaram a enxergar a mulher como parceira, unindo forças. Outro diferencial é que a mulher hoje estuda e se capacita para exercer qualquer função na fazenda”, diz a produtora.

A presença feminina na economia do país é significativa, sendo responsáveis por 30 milhões de hectares destinados à produção agrícola e pecuária, o que corresponde a cerca de 8,5% da área total ocupada por fazendas. Além de ocuparem posições de destaque na administração das fazendas, as mulheres agora desempenham funções que anteriormente eram consideradas tipicamente masculinas, como a operação de máquinas agrícolas.

O Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca não apenas a presença crescente, mas também a diversificação das responsabilidades assumidas pelas mulheres no setor agrícola, consolidando sua importância e contribuição para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte