Fale com a gente
Clube Náutico

Publicidade

Projetos do Rotary 25 de Julho estimulam cuidados com saúde e bem-estar dos companheiros

25 de Julho em Ação” visam conscientizar rotarianos e comunidade sobre a importância de cuidar da própria saúde

Publicado

em

FOTO: Divulgação
Academia Meu Espaço

Como está a saúde daqueles que cuidam dos outros? Pensando nisso, os projetos “Cuidar da saúde também é coisa de rotariano” e “25 de Julho em Ação” visam conscientizar rotarianos e comunidade sobre a importância de cuidar da própria saúde

Ser rotariano significa servir para um bem comum e, conforme o lema rotário, “dar de si antes de pensar em si”. Ao longo de sua história, clubes de Rotary ao redor do mundo fazem a diferença através de projetos e iniciativas que impactam a sociedade como um todo.

Portal Facebook

Em Marechal Cândido Rondon, o Rotary Club 25 de Julho levantou uma discussão essencial: como está a saúde desses que tanto fazem pelos outros? Pensando nisso, o clube rondonense apresenta o projeto “Cuidar da saúde também é coisa de rotariano”. Conforme o presidente do Rotary 25 de Julho, Gerciney Gomes Ramos, cuidar do bem-estar pessoal é tão importante quanto cuidar do outro. “Em nossa busca contínua por servir, muitas vezes negligenciamos nossa própria saúde”, observa ele.

A campanha tem como objetivo conscientizar rotarianos e rotarianas de que cuidar da própria saúde não é apenas uma questão individual, mas que também impacta as famílias, o clube e a comunidade. “Precisamos estar bem para liderar, servir e inspirar. Ao adotarmos um estilo de vida saudável, não apenas prolongamos nossa capacidade de servir, mas também enviamos um poderoso exemplo no nosso meio”, salienta Gerciney.

ESTAR BEM PARA SERVIR

Por ocasião da apresentação dos projetos, o Rotary 25 de Julho promoveu, no último dia 22, uma palestra sobre prevenção e diagnóstico de câncer, ministrada pelo sócio fundador da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (UOPECCAN), Wilson Riedlinger. No meio rotário, Riedlinger foi presidente no Rotary Club Cascavel, o primeiro do município cascavelense, e também fundador do Rotary Club Cascavel Primavera, além de ter notáveis contribuições como assessor de governadoria no Distrito 4640.

Atuante na área da saúde, ele considera a iniciativa do Rotary 25 de Julho com o projeto “Cuidar da saúde também é coisa de rotariano” digna de aplauso e um exemplo para todo o Distrito 4640. “Cada rotariano é um prestador de serviço voluntário, em uma rede que presta serviços humanitários no mundo inteiro. Esse projeto faz com que as pessoas não só prestem serviço, mas que estejam bem para servir”, frisa sócio fundador da UOPECCAN.

Riedlinger destaca ainda a amistosa recepção que recebeu na palestra proferida aos companheiros do Rotary Club 25 de Julho. “Fico muito feliz de ter participado. Meninos, meninas, homens, mulheres, crianças, senhoras e senhores prestigiaram o encontro, porque falamos uma língua só quando se trata de saúde”, pontua.

UOPECCAN E ROTARY

Riedlinger ressalta que a própria UOPECCAN surgiu através do trabalho rotário e tornou-se especialista no tratamento do câncer. “Hoje uma das maiores instituições especialistas em câncer do Brasil, a UOPECCAN teve início no dia 12 de junho de 1991 no Distrito 4640. O Rotary Harmonia de Cascavel hasteou a bandeira e todos os clubes que compõem o Distrito fizeram parte”, relembra.

Enquanto no resto do país e no mundo há uma fila de espera para atendimento após ser diagnosticado com câncer, na UOPECCAN a primeira consulta com especialista sai em apenas dois ou três dias, menciona o sócio fundador da entidade. “Por lá, toda a diretoria é rotariana e voluntária. Desde seu princípio, a UOPECCAN vem propagando o que o Rotary ensina”, enaltece.

CUIDAR UNS DOS OUTROS

Deixar de lado cuidados com a própria saúde acontece frequentemente entre homens, mas, de modo geral, os problemas de saúde não escolhem sexo, cor, idade ou credo, aponta o presidente do Rotary 25 de Julho. “Marque consultas médicas regulares, faça exames de rotina e não tenha medo de discutir questões de saúde. Juntos, podemos quebrar estigmas e construir um ambiente de apoio”, orienta Gerciney.

O projeto “Cuidar da saúde também é coisa de rotariano” foi apresentado ainda durante o Agosto Azul, que abrange o cuidado com saúde do homem, e segue ativo até Novembro Azul, com o combate ao câncer de próstata, agregando também o Outubro Rosa e o combate ao câncer de mama e de colo de útero.

“Lembre-se, ser um rotariano comprometido significa cuidar de todas as partes do nosso ser – mente, corpo e espírito. Junte-se à campanha ‘Cuidar da saúde também é coisa de rotariano’ e vamos cuidar uns dos outros para continuar criando esperança no mundo. Porque cuidar de si mesmo também é coisa de rotariano”, finaliza Gerciney.

Entre as ações do projeto, está agendado para dia 03 de outubro uma palestra com Claudia Bayer Lima, na Casa da Amizade em Marechal Rondon. Agora curada de um câncer do tipo carcinoma inflamatório, ela conta como sua vida mudou a partir do diagnóstico e tratamento da doença, quando precisou dar uma pausa na carreira para se dedicar à própria saúde.

25 DE JULHO EM AÇÃO

Em conjunto, foi lançado o projeto 25 de Julho em Ação, que tem vigência até o final da atual gestão, em julho de 2024. “O intuito é fazer com que os companheiros se movimentem, façam exercícios e, assim, mantenham uma boa saúde através da atividade física”, expõe o presidente do clube.

A coordenadora do projeto, Eni Aparecida Damas dos Santos, explica que a iniciativa 25 de Julho em Ação visa promover mais qualidade de vida entre os rotarianos, incentivando a prática de hábitos saudáveis que vão desde o exercício físico regular até a prática da leitura. “A ideia é agregar a promoção da saúde, do bem-estar mental e físico juntamente com o companheirismo entre as famílias rotarianas”, destaca a rondonense.

O projeto consiste no incentivo à prática esportiva regular, promoção de palestras e workshops sobre saúde mental e equilíbrio emocional, incentivo à leitura, além do estímulo a atividades em grupos, tanto de exercícios físicos quanto de interação. “Ler é uma forma de enriquecimento pessoal e intelectual. Nesse projeto, incentivamos principalmente aqueles que, por algum motivo, não podem praticar atividade física, mas podem exercitar a mente através da leitura, buscando o bem-estar”, pontua a também coordenadora do projeto, Deisi Schuller.

Conforme as coordenadoras do 25 de Julho em Ação, as atividades serão registradas em forma de desafio e, ao final do ano rotário, serão premiados aqueles que se destacarem no comprometimento com o projeto.

Para além dos próprios rotarianos, as atividades do 25 de Julho em Ação serão de repercussão na comunidade. “A busca por hábitos saudáveis e a promoção do bem-estar são práticas a serem incorporadas no dia a dia de todos nós. O Rotary 25 de Julho vai incentivar o autocuidado em todas as suas dimensões”, enaltece Eni, que é endossada por Deisi: “A junção de atividade física e leitura tornam o corpo ativo e a mente sã”.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte