Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

Onda de calor pode gerar crise na produção de hortaliças

Às vezes o produtor acha que está acertando, mas irrigação em excesso pode trazer podridão, fungos e bactérias

Publicado

em

Foto: Jones Carvalho
Imobiliária Maurício Vazquez

As hortaliças são mais sensíveis e precisam de todo um cuidado na hora da produção, principalmente com esse calor. Acontece que o calorão está mais que o normal. E esse mormaço fora de época pode trazer uma crise na produção de verduras.

É que normalmente os produtores esperam um calor intenso assim mais para dezembro, janeiro e fevereiro. Época comum de temperaturas mais altas. O produtor já se previne para esses meses. Mas os termômetros marcando muito mais do que o normal no quesito temperatura nesta época pode sim levar a uma crise na produção.

Portal WhatsApp

“Podemos esperar, sim, uma crise na produção. Os agricultores estão muito habituados com esse calorão todo mais ao fim do ano. Só que ele se antecipou e pegou todo mundo desprevenido”, afirmou o produtor Jones Carvalho, conhecido como “Magrão”.

O calor fora de época é ruim para os agricultores. “Quem trabalha com hidroponia, por exemplo, pode não ter condições de adquirir tela de sombreamento de última hora. Com isso, a planta já se estressa e há risco de pragas”, alertou.

Também é preciso fazer o manejo correto do solo. “Se não estiver bom de irrigação, a planta já não pega por que o solo esquenta demais e queima a raiz”, explica.

E sim….molhar demais também é um problema. “Às vezes o produtor acha que está acertando, mas irrigação em excesso pode trazer podridão, fungos e bactérias. A maioria dos produtores que não tem esse conhecimento, fica com dificuldades para produzir no verão”.

Ainda vai fazer muito calor nesta semana em todo o Paraná, com previsão de superar até mesmo os 40ºC em algumas regiões.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte