Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Política

Inclusão de empresas de nanotecnologia no Simples está na pauta do Plenário

Sessão deliberativa desta quarta tem ainda dois projetos sobre acordos internacionais

Publicado

em

FOTO: Roque de Sá/Agência Senado
Rui Barbosa

O Senado pode votar na quarta-feira (27), em Plenário, o projeto que permite a adesão de empresas de nanotecnologia ao Simples Nacional (PLP 23/2019). Também estão na pauta projetos de decreto legislativo que aprovam acordos internacionais. A sessão deliberativa está marcada para as 14h.

De autoria do ex-senador Jorginho Mello (SC), o PLP 23/2019 altera a Lei do Simples (Lei Complementar 123, de 2006) para incluir as empresas de suporte, análises técnicas e tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento de nanotecnologia entre aquelas que podem optar por aderir ao regime tributário simplificado. Pela proposta, essas empresas passam a ser tributadas na forma do Anexo III da lei, que prevê alíquotas que variam de 6% a 33%, dependendo da receita bruta e área de atuação.

Ótica da Visão

Nanotecnologia é a manipulação e o desenvolvimento de componentes extremamente pequenos, dos tamanhos de átomos e moléculas. Telas de TV de alta definição e microprocessadores são exemplos de aplicações dessa tecnologia. Para o autor do projeto, a alteração fará com que surjam novas empresas dispostas a investir esforços nas pesquisas e desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil.

O relator do texto na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) foi o senador Fernando Dueire (MDB-PE), que recomendou a aprovação do texto.

Acordos internacionais

Os outros dois projetos na pauta aprovam acordos internacionais aos quais o Brasil aderiu. O primeiro, PDL 165/2022, aprova o texto do Acordo para a Proteção Mútua das Indicações Geográficas Originárias nos territórios países do Mercosul, assinado em 2019.

O segundo projeto é o PDL 264/2022, que aprova o texto do acordo entre Brasil e Malaui sobre exercício de atividade remunerada por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico, assinado em 2017.

Fonte: Agência Senado

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte