Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Novo mercado: ovelhas e cabras brasileiras serão exportadas para Arábia Saudita

O Brasil registra com esta abertura 25 novos mercados

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Velho Oeste

Mostramos aqui no Sou Agro que começou neste domingo a agenda da missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Arábia Saudita e no primeiro encontro o ministro Carlos Fávaro se reuniu com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen A. AlFadley, na capital Riad.

E a ampliação das relações comerciais de produtos da agropecuária brasileira é uma das missões da comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Ásia. Nesta segunda-feira (31), após cumprir agenda na Arábia Saudita, o ministro Carlos Fávaro anunciou a abertura de mais um mercado.

Charles Pinturas

O ministro informou que foi liberada a habilitação para exportação de caprinos brasileiros para o país, logo após  reunião com o Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura (MEWA).

Com a medida do governo saudita, estabelecimentos interessados em comercializar a produção de caprinos para a Arábia Saudita devem buscar a habilitação junto ao Mapa.

O Brasil registra com esta abertura 25 novos mercados, desde o inicio do ano, de produtos da agropecuária brasileira. De acordo com os dados do IBGE (2019), o Brasil é o 21º produtor de caprinos com um rebanho de aproximadamente 11,3 milhões, concentrado, majoritariamente, na região Nordeste do país.

Parceria Saudita para recuperação de pastagens brasileiras

A Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário (Salic) confirmou o interesse em participar do maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, apresentado pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro.

Ele se reuniu com o CEO em exercício da Salic, Mohammed bin Mansour Al-Mousa, também em Riad, na Arábia Saudita. Além de integrar o grupo de trabalho governamental acordado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita (MEWA) para estruturação da parceria no programa de recuperação de pastagens, a companhia irá criar e coordenar um segundo grupo para dar continuidade às tratativas no âmbito privado, identificando empresas sauditas interessadas na proposta.

O projeto desenvolvido pelo Mapa prevê a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens, o que pode, praticamente, dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, contribuindo para a segurança alimentar do planeta e o controle das mudanças climáticas, com a redução da emissão de carbono.

Outras parcerias podem ser firmadas no comércio de grãos e insumos agrícolas, inseridas na recuperação de pastagens de baixa produtividade.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte