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Mais de 470 km de rodovias do novo pedágio do Paraná vão a leilão nesta sexta (25), na Bolsa de Valores; veja como vai ser

Este será o leilão do primeiro de seis lotes. Envelopes de duas empresas que apresentaram propostas serão abertos às 14h. Concessionária vencedora arrematará contrato de 30 anos.

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Praças de pedágio do Paraná estão desativadas desde 2021 — Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS
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O leilão do primeiro lote do novo modelo de pedágios no Paraná é nesta sexta-feira (25) na Bolsa de Valores de São Paulo (SP), a B3. O pacote de estradas em disputa abrange 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais.

Duas empresas disputam a concessão por 30 anos das rodovias. Elas apresentaram as propostas na última segunda (21).

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Conforme o Governo do Paraná, vencerá o leilão a empresa que oferecer a menor tarifa de pedágio, ou seja, o maior desconto sobre a tarifa proposta no edital.

Veja abaixo as tarifas previstas de cada praça:

Tarifas previstas em edital do leilão para cada praça de pedágio — Foto: Arte/RPC Curitiba
Tarifas previstas em edital do leilão para cada praça de pedágio — Foto: Arte/RPC Curitiba

Este é o leilão do primeiro de seis lotes de novos contratos de pedágio. Os últimos contratos de concessão terminaram no final de 2021.

A seguir um passo a passo como será o leilão:

  • O evento começa às 14h desta sexta-feira (25), com o discurso de boas-vindas da B3. Logo na abertura, o Diretor da Sessão faz a leitura dos procedimentos do leilão.
  • Na sequência, começa a abertura das propostas econômicas em conjunto com a comissão responsável.
  • A próxima etapa é a classificação das empresas interessadas.
  • Em seguida, começam os lances, por viva-voz. Eles são ratificados um a um.
  • Com essa etapa definida, é proclamado o vencedor do leilão.
  • O ato termina com a batida do martelo com o vencedor e discurso final das autoridades.

O que tem no lote 1?

Na nova modelagem dos pedágios, o conjunto de rodovias a ser concedido à iniciativa privada no Paraná foi dividido em seis partes.

O primeiro, que é o lote 1, inclui o trecho da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis, as BR-373, BR-376, BR-476 e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427.

Praças de pedágio

No lote 1 há previsão de cinco praças de pedágio, em Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa. Segundo o edital, os postos de cobrança deverão ser restaurados e modernizados.

Veja no mapa regiões do Paraná que integram o lote 1 da nova concessão de pedágio — Foto: Arte/RPC
Veja no mapa regiões do Paraná que integram o lote 1 da nova concessão de pedágio — Foto: Arte/RPC

Obras previstas

Estão previstos 344 km de duplicações, 210 km de faixas adicionais (terceiras faixas), 27 km de ciclovias e 41 km em vias marginais, além de 11 passarelas, 86 viadutos e 60 paradas de ônibus.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) informou que a concessionária contratada deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais no período da concessão.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que as rodovias deverão ter nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU). Estas bases terão 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado.

O edital prevê, ainda, a disponibilização de pontos de parada para descanso de caminhoneiros.

De acordo com o Governo do Paraná, as obras estão divididas da seguinte forma:

  • duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
  • duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
  • duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
  • duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
  • duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
  • faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
  • faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

Outras exigências do novo pedágio do Paraná

O edital de concessão das rodovias prevê que ainda:

  • Instalação de câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas;
  • Disponibilização de internet Wi-Fi em pontos de atendimento ao usuário e descanso de caminhoneiros;
  • Instalação de painéis de mensagem variável;
  • Iluminação completa em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos;
  • Sistema de pesagem automático.

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