Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Como o Brasil pode se tornar autossuficiente de trigo?

Brasil deve produzir 9,5 milhões de toneladas de trigo na atual safra

Publicado

em

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
lift training

Brasil deve produzir 9,5 milhões de toneladas de trigo na safra 2022/2023, segundo o último Boletim de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mas o volume não será suficiente para atender à demanda interna, que deve passar de 12 milhões de toneladas, além de outras 2,6 milhões de toneladas destinadas à exportação.

Para atender o consumo de trigo para produzir pães, bolos e outros alimentos, o País vai precisar importar 5,6 milhões de toneladas do cereal. Quase metade das importações vem da Argentina, mas o Uruguai e a Itália também desempenham um papel importante no atendimento à demanda brasileira.

Dr Guilherme Dentista

Com a guerra na Ucrânia, um dos dez principais produtores de trigo do mundo, o volume produzido do grão caiu pela metade no país do Leste Europeu. Isso provocou uma lacuna no mercado global, aumentando a necessidade de independência do Brasil na produção do cereal.

Por que o Brasil não é autossuficiente de trigo?

Apesar de ser o maior produtor global de alimentos, o Brasil enfrenta dificuldades para alcançar a autossuficiência na produção de trigo. A cultura é adaptada a climas temperados, enquanto o clima brasileiro é predominantemente tropical, o que pode afetar a produtividade e a qualidade do grão cultivado.

Embora exista potencial para expansão da área de cultivo do cereal no território nacional, especialmente no Cerrado, a disponibilidade de terras adequadas para a plantação do grão é limitada devido às características do solo. A falta de acesso a tecnologias e a práticas de manejo também são obstáculos para o desenvolvimento da cultura.

Além disso, o trigo importado muitas vezes chega ao País com preços mais competitivos e oferecendo mais qualidade do que o grão nacional, devido a subsídios e a escala de produção em outros países produtores. Isso torna difícil para os agricultores brasileiros competirem no mercado interno, o que desestimula o aumento da produção nacional.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte