Fale com a gente
Sicredi

Saúde

Cardiopatias congênitas atingem um em cada 100 bebês no Brasil

Condição afeta a pequena Tereza, filha da atriz Thaila Ayala e do ator Renato Góes

Publicado

em

Ignacio Campo/Unsplash
Imobiliária Maurício Vazquez

Na última semana, Thaila Ayala expôs momentos de dificuldade que enfrentou na UTI com a sua filha, Tereza, de apenas dois meses. A pequena nasceu com cardiopatia congênita e passou por uma cirurgia no coração na última quinta-feira (6).

Nascida em abril deste ano, Tereza foi diagnosticada, ainda no útero, com a anomalia na estrutura do coração, que surge nas primeiras semanas de gestação, durante a formação do órgão. A pequena é fruto do casamento da atriz com o ator Renato Góes. Eles também são pais de Francisco, de pouco mais de um ano.

Portal Facebook

De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), a doença atinge um a cada 100 bebês. No Brasil, estima-se que aproximadamente 30 mil crianças nascem com cardiopatia congênita ao ano, sendo a segunda maior causa de mortalidade no período neonatal.

“Cerca de 30% dos casos necessitam de intervenção cirúrgica ainda no período neonatal, ou seja, logo após o nascimento. Por isso, estar preparado para o momento do parto, com assistência adequada e especializada é importantíssimo”, destaca Claudia Pinheiro de Castro Grau, coordenadora da Ecocardiograma Fetal e Pediátrico da Maternidade São Luiz Star.

A especialista enfatiza que o diagnóstico precoce é essencial para otimizar o atendimento do bebê, sendo o exame de ecocardiograma fetal essencial ainda durante o pré-natal. “Isso porque ele avalia pontualmente as estruturas cardíacas do bebê, como artérias e válvulas, para identificar anomalias ainda no período gestacional”, explica.

Necessidade de procedimento cirúrgico

No caso da bebê Tereza, foi necessária a realização de cirurgia, visto que a Comunicação Interventricular (CIV) possuía um tamanho grande e gerou repercussões em seu organismo. “Existem comunicações que são bem pequenininhas e se fecham espontaneamente. No caso da filha da Thaila, por conta do tamanho, houve dificuldade de ganho de peso, além do cansaço, já que o ‘buraquinho’ joga mais sangue para dentro do pulmão. Por isso, ela teria que operar, mas é importante destacar que nem toda a Comunicação Interventricular exige cirurgia. Tudo depende do tamanho e do tipo.”

Em junho, uma lei sancionada pelo governo federal incluiu o exame de ecocardiograma fetal no pré-natal das gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma vitória importante, pois proporciona mais segurança e o correto acompanhamento dos casos”, pontua Claudia.

Corações valentes

Em janeiro deste ano, o ator Juliano Cazarré e sua esposa, Letícia Cazarré, comemoraram a alta de sua filha mais nova, que pôde deixar o hospital após sete meses de internação.

A filha do ator também nasceu com uma condição rara no coração, chamada de anomalia de Ebstein. A doença é causada por uma má formação na válvula tricúspede, uma das quatro válvulas do coração, causando insuficiência cardíaca.

Desde seu nascimento, em junho de 2022, a criança estava internada e passou por mais de uma cirurgia.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte