Fale com a gente
Sicredi

Mundo

Por que uma “fábrica de cobras” está soltando os animais na natureza

Mais de cem cobras de pinheiro criadas em cativeiro foram soltas na Floresta Nacional de Kisatchie, nos Estados Unidos, como parte de um esforço de conservação da espécie

Publicado

em

FOTO: Gary Cartr/ Getty Images
Providência

Uma “fábrica de cobras” em Memphis, nos Estados Unidos, está liberando cobras de pinheiro na natureza em Louisiana. Mais de cem cobras de pinheiro, que foram criadas em cativeiro – também conhecidas como “fábricas de cobras” – foram soltas na Floresta Nacional de Kisatchie no início deste mês, informou a Associated Press.

Parte de um esforço de conservação para reintroduzir a espécie na natureza, a iniciativa está em andamento desde 2010. As fábricas incluem o zoológico de Memphis, o zoológico de Fort Worth, o zoológico de Lufkin e o zoológico de Audubon. Outras organizações envolvidas incluem o Serviço Florestal dos EUA, a Southern Research Station e o Departamento de Vida Selvagem e Pesca da Louisiana. No total, os zoológicos criam cerca de 150 cobras por ano, informou o Town Talk.

Dr. Pedro Wild

Embora não sejam venenosas, as cobras de pinheiro são frequentemente mortas por pessoas por causa de sua natureza defensiva. Elas se parecem com cascavéis, o que pode fazer com as pessoas as ataquem. Como resultado, elas estão ameaçados de extinção e raramente são encontrados na natureza. Outra razão para o seu declínio é a falta de habitat apropriado. Juntamente com os esforços de reintrodução, as autoridades estão trabalhando para aumentar os habitats com proprietários privados em toda a Louisiana.

“Fornecemos as cobras em nossas fábricas de cobras, que são financiadas pelo Serviço Florestal dos EUA, em habitat que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem e o Serviço Florestal desenvolveram”, disse Steve Reichling, diretor de conservação e pesquisa do Zoológico de Memphis, à AP. “É apenas um casamento perfeito, realmente.”

Reichling acredita que, se os esforços de reintrodução continuarem, uma população estável de cobras de pinheiro estará prosperando na Floresta Nacional de Kisatchie em alguns anos, de acordo com o site do Zoológico de Memphis. A soltura das cobras da “fábrica” acontece todos os anos. A localização exata permanece em segredo para que as pessoas não tentem encontrá-las e matá-las – é ilegal ferir ou matar. A boa notícia é que, uma vez reintroduzidas, as cobras parecem estar prosperando.

As cobras podem ser extremamente benéficas para o ecossistema, pois controlam roedores e outras pragas. As cobras do pinheiro passam a maior parte do tempo cavando no subsolo. Eles comem principalmente roedores, anfíbios e ovos.

As autoridades tentam encontrar fontes de presas para a cobra para determinar se o habitat é adequado para elas. “Essa é a chave”, disse Emlyn Smith, biólogo do Catahoula Ranger District para o Serviço Florestal dos EUA, ao Town Talk. “Encontramos os esquilos de bolso, então sabemos que é um habitat adequado para eles porque é onde eles precisam viver, nos túneis.”

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte