Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Lavradora paranaense de 70 anos realiza sonho e lançar livro

Hermínia Ferrazoli cursou apenas o 1º ano da escola, mesmo assim, se tornou uma exímia escritora

Publicado

em

Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
Imobiliária Maurício Vazquez

O Departamento de Cultura do município de Iporã realiza neste sábado (27), o lançamento do livro ‘Os sete sinais da rainha e Zé Cartucho, o mendigo caçador’, da trabalhadora rural Hermínia Ferrazoli, de 70 anos. Publicado pela editora Foco Letras, do Rio de Janeiro, o livro tem 82 páginas e conta uma estória de amor, superação, fé e tolerância.

A obra é a primeira lançada pela idosa, que desde os quatro anos de idade, já fazia poesia. Apesar de ter cursado apenas o 1º ano da escola primaria, ao longo da vida, se revelou uma exímia escritora. Ao todo escreveu mais de 10 livros, duas novelas, uma delas com 400 capítulos, além de centenas de poesias, que estão guardadas em caixas de papelão e sacolas plásticas a espera de patrocínio para serem revisadas e publicadas.

tryideas

“A história dela é muito bonita. Quando a conheci, disse: vou lutar para pelo menos produzir uma livro dela, porque mesmo sem ninguém valorizar o trabalho dela, nestes anos todos, ela continuou escrevendo, sem pedir nada em troca”,  conta a gestora de Cultura do município, Beatriz Solan, que ajudou na revisão e publicação da obra.

O livro narra a estória de um rei, que era muito amigo do dinheiro e vive um amor verdadeiro após casar com uma princesa. Apesar disso, e de não faltar dinheiro, ele tinha um vazio que não era preenchido, pois o seu sonho era ser pai. Então, o rei usa a sua  fé, se coloca de joelhos e faz uma promessa.

Depois de algum tempo, o rei e a esposa realizam o sonho de ter um herdeiro. Porém, lutam muito para cumprir a promessa que fizeram. Nesta caminhada eles passam por momentos difíceis e indecifráveis, mas superam todos com tolerância e persistência.

“Estou muito feliz porque encontrei o meu primeiro patrocinador, que também é escritor. Ele viu que eu merecia e me ajudou na correção. Além dele, também tive o amparo muito importante da professora Beatriz, que também me ajudou muito. Sinceramente, foram boas pessoas para mim, porque me ajudaram a publicar meu primeiro livro”, conta dona Hermínia.

Conforme dona Hermínia, apesar de pouca instrução, nunca faltou inspiração para escrever. A vida simples e sofrida de trabalhadora na roça, nunca impediu que ela buscasse inspiração nas coisas mais simples da vida.

“Desde minha infância, eu já fazia poesia. Enxergava uma borboleta, fazia um verso, via um passarinho, fazia um verso. Meu pai perguntava para minha mãe: você que ensina esses versos a ela? E minha mãe dizia: não, é ela mesmo quem faz”, conta a talentosa escritora que escreveu parte da obra sob a luz de lamparinas.

Sonhos

Apesar de muito feliz, a escritora que vive com o irmão, de 76 anos, que ficou cego anos atrás, em uma casa simples de tijolos na Estrada Brasília, interior de Iporã, ainda sonha em publicar as demais obras.

“Queria muito que minha história chegasse ao Luciano Huck [apresentador de TV da rede Globo], talvez ele pudesse me ajudar a publicar os demais livros e as novelas que escrevi”, sonha.

Venda do livro

No total foram produzidas 300 cópias, que serão comercializadas durante o lançamento da obra, no valor de R$ 30. Os que sobrarem serão disponibilizados durante a semana na Casa da Cultura que fica localizada na Avenida João XXIII S/N na praça das Nações Unidas. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8 às 17h.

Histórico

Dona Hermínia Ferrazoli, nasceu em Boracéia, no interior de São Paulo, perto do rio Tiete. Filha do casal de lavradores, João Ferrazoli e Eliza Arrabal Monteiro, morava em uma casa simples e pobre. 

Poeta desde de berço, mudou-se para Iporã com quatro anos. Ela nunca se casou e mora com o irmão de 76 anos. Foi só depois de moça que começou escrever. Apesar de toda a sabedoria que acumulou durante a vida, Hermínia estudou apenas um ano escolar.

A simpátia e sonhadora senhora, nunca viajou e sempre teve uma vida muito simples e solitária. As mãos calejadas da roça, nunca a impediram de escrever em cadernos e folhas de sulfite que ela guarda até hoje. Ao todo dona Hermínia escreveu mais de 10 livros, duas novela, 80 músicas e 80 poesias.

Sinopse do Livro

Rei Faustino era muito amigo do dinheiro, casado com uma princesa, em seu palácio vivia um amor verdadeiro. Dinheiro não lhe faltava, mas no seu coração existia um vazio que não era preenchido com esse dinheiro, pois o seu sonho era ser pai e ter um herdeiro. Faustino usa a sua  Fé, se coloca de joelhos, apesar de uma importante e difícil promessa a ser cumprida, teve as suas preces respondidas.

O tempo passa, Faustino e sua esposa realizam seu grande sonho. Sua esposa ficou grávida, e receberam uma linda princesa em seus braços. Porém, lutam com todas as suas forças para cumprir a sua promessa feita ao Anjo que lhe apareceu. Passam por lutas, momentos difíceis e indecifráveis, porém foram felizes e bem sucedidos por meio da sua tolerância, persistência e fidelidade.

Serviço:

Lançamento do livro: ‘Os sete sinais da rainha e Zé Cartucho, o mendigo caçador’, (82 páginas)

Quando: Sábado (28)

Horário: 20h

Onde: Casa da Cultura de Iporã

Endereço: Avenida João XXIII S/N na praça das Nações Unidas

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte