Fale com a gente
Tic Tac

Mundo

Águia-de-cabeça-branca tenta chocar pedra como ovo e vira ‘pai adotivo’ em santuário nos EUA

Ele conseguiu ser pai ao adotar uma pequena águia de 14 dias que foi derrubada do ninho em uma tempestade

Publicado

em

Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução
Gramado Presentes

No dia 8 de março, trabalhadores de um santuário de aves em Missouri, nos Estados Unidos, perceberam que Murphy, uma águia-de-cabeça-branca de 31 anos de idade, estava chocando uma pedra como se fosse um ovo. Cuidadosamente, a ave abriu um pequeno buraco no chão para abrigar a pedra em uma espécie de ninho, protegido por folhas e galhos.

Ao longo dos dias, Murphy começou a ser visto com bastante frequência sentado no chão, protegendo a pequena rocha. Visitantes do local passaram a estranhar o comportamento da águia, achando que ela pudesse estar triste ou machucada. Mas Murphy estava apenas seguindo seus instintos paternais.

Portal WhatsApp

“Embora você fique triste porque o Murphy construiu um ninho está cuidando de uma rocha como um ovo, essa é apenas a sua resposta hormonal à primavera. Murphy não está triste, então você não precisa estar”, escreveu o World Bird Sanctuary em uma rede social.

Um mês depois, o desejo de Murphy de ser pai se transformou em realidade. Isso porque a ave passou a cuidar de uma pequena águia que foi levada ao santuário após sobreviver, com apenas 14 dias de vida, à queda do ninho em uma tempestade.

Resgatado, o órfão filhote recebeu os cuidados humanos necessários, mas precisava de uma águia mais velha para ser sua tutora, antes de ser devolvida à natureza.

Foi aí que lembraram de Murphy.

O ninho feito por Murphy para proteger a pedra — Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução

O ninho feito por Murphy para proteger a pedra — Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução

Murphy estava levando tão a sério a ideia de ser pai que passou a proteger a rocha e ser agressivo no espaço compartilhado com outras quatro águias. Por conta disso, ele foi transferido para um recinto individual – juntamente com a pedra.

No total, Murphy ficou um mês incubando a rocha. A pedra foi retirada dos cuidados do pássaro quando os criadores do santuário colocaram o filhote no mesmo recinto de Murphy. Em um primeiro momento, o bebê-águia ficou dentro de uma pequena gaiola para testar a reação da ave mais velha.

No dia 13 de abril, como um teste, os tratadores colocaram dois pratos de comida na frente de Murphy e do filhote: um com comida cortada em pedaços (apropriados para o filhote) e outro com um peixe inteiro (que só Murphy poderia comer). O pássaro mais velho, então, rasgou o peixe e alimentou o filhote. A reação surpreendeu positivamente os criadores do santuário.

O primeiro contato de Murphy com o bebê-águia — Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução

O primeiro contato de Murphy com o bebê-águia — Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução

Três dias depois, uma forte tempestade atingiu a área próxima ao local onde ficam as aves, e a pequena águia teve que levada de volta ao hospital após ser encontrada encharcada e com hipotermia.

Nesta segunda-feira (17), o filhote retornou aos cuidados de Murphy que, segundo o santuário, está aprendendo a ser pai pela primeira vez.

Murphy não consegue mais levantar voo por conta de uma lesão permanente em uma asa e, por isso, ficará sob cuidados do santuário para o resto da vida. Mas agora tem a chance de desenvolver seus instintos paternos e ensinar tudo o que sabe ao pequeno filhote.

Fãs que passaram a acompanhar a história de Murphy, a rocha e o filhote pelas redes sociais do santuário pediram para que o bebê fosse batizado de “Rocky”. Mas dizem nomear um pássaro que será devolvido à natureza dá má sorte. Então, ele é conhecido apenas como “águia 23-126”.

O filhote de águia resgatado com 14 dias após cair do ninho em uma tempestade — Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução

O filhote de águia resgatado com 14 dias após cair do ninho em uma tempestade — Foto: World Bird Sanctuary/Reprodução

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte