Fale com a gente
Gramado Presentes

Policial e Trânsito

Novo projeto levará cursos profissionalizantes ao sistema prisional do Paraná

Os cursos acontecerão ao longo de 2023 e vão qualificar 412 pessoas privadas de liberdade

Publicado

em

Foto: Polícia Penal
Velho Oeste

O projeto “Deppen Cidadão – Concretizando direito sobre rodas” ofertará capacitações a pessoas privadas de liberdade, egressos e monitorados eletronicamente, facilitando a empregabilidade e o desenvolvimento dos alunos. Um evento nesta quarta-feira (1º), na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), em Piraquara, marcou a lançamento da ação.

A iniciativa, desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), oferece cursos de qualificação profissional por meio de unidades móveis – carretas equipadas com salas de aula e toda a estrutura necessária para as capacitações. A execução do projeto dentro do sistema prisional foi possível através de um esforço conjunto da Polícia Penal Federal e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Dr Guilherme Dentista

Serão 12 caminhões instalados em nove unidades penitenciárias do Paraná: Curitiba, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Cruzeiro do Oeste, beneficiando todas as regionais da Polícia Penal do Paraná. Os cursos acontecerão ao longo de 2023 e vão qualificar 412 pessoas privadas de liberdade.

“No mercado de trabalho, um certificado possui grande peso. Por isso, investimos de maneira vigorosa na capacitação dos custodiados do sistema penitenciário paranaense. Estamos preparando essas pessoas para que tenham condições de vida melhores e sejam motivo de orgulho para si mesmas e seus familiares. Desejamos que todos os alunos aproveitem essa oportunidade e tenham uma boa jornada de curso”, afirmou o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado.

Entre as qualificações oferecidas estão Refrigeração, Instalações Elétricas, Confecção, Manutenção de Motocicletas e Manutenção Automotiva. Cada curso terá carga horária de 160 horas, com duas turmas de 16 a 20 alunos em cada cidade.

“Esse novo projeto será de extrema importância, com impactos muito positivos no sistema penitenciário do Paraná. Os alunos terão um efetivo aprendizado que impulsiona a sua empregabilidade”, disse o coordenador estadual dos Complexos Sociais, Jeferson Walkiu, que trabalhou no desenvolvimento do projeto direcionado ao sistema penal.

A pedagoga do Senai-PR, Jane da Luz Ribas Machado, ressaltou que o propósito das ações do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) é servir e fortalecer a indústria. “O trabalho que desempenhamos com as escolas móveis ilumina caminhos e transforma vidas. Nosso objetivo é fazer com que os alunos entrem no trabalho de mercado mais do que preparados, desempenhando funções com excelência e uma qualificação acima da média”, afirmou.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte