Fale com a gente
Tic Tac

Esporte

Final do Paulistão 2023 comporta dois extremos

Palmeiras, o líder geral e o Água Santa, a equipe de Diadema que surpreendeu a todos

Publicado

em

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Martin Luther – Enem

A final do Campeonato Paulista 2023 já está definida. Será disputada entre Palmeiras e Água Santa, equipe que pode ser considerada a surpresa do torneio. Palmeiras fez a melhor campanha na temporada e a equipe do Água Santa, está participando da elite do futebol estadual, apenas, pela quarta vez.

Palmeiras

O Palmeiras foi o primeiro finalista a ser conhecido. No jogo contra o Ituano, o Verdão foi amplamente dominante, tendo a possibilidade de conquistar uma vitória elástica se não fosse a brilhante atuação do goleiro Jefferson Paulino, que fez defesas importantes impedindo a concretização das várias chances criadas.

Portal Instagram

Foram 23 finalizações do Verdão e apenas 8 do Ituano. O placar magro de 1 a 0 não refletiu a facilidade que o Palmeiras teve para produzir lances ofensivos. O Ituano veio com a proposta de congestionar o meio campo palmeirense e com forte marcação tentou tirar a efetividade do adversário, mas em nenhum momento conseguiu seu objetivo, diante do envolvimento que os donos da casa impuseram.

A equipe de Itu não conseguiu mostrar seu jogo ofensivo e nem criar as melhores oportunidades, como fez com o Corinthians na fase anterior do campeonato. Após o gol do Palmeiras, tentou uma reação, mas sem efetividade, foi eliminada.

A conquista da vaga para disputar a final, torna a trajetória de Abel Ferreira no Palmeiras, ainda mais impressionante. É a décima primeira final de campeonato a ser disputada pelo Verdão na era Abel Ferreira, em um período inferior a 3 anos de trabalho, ultrapassando números conquistados por Vanderlei Luxemburgo e Felipão, considerados lendas no clube.

Água Santa

O segundo finalista foi o Água Santa, de Diadema, que era considerado time de várzea até 2011. Fez campanha irregular no início da primeira fase mas, a partir da quinta rodada melhorou substancialmente seu rendimento vencendo 7 partidas, só sendo derrotado pelo Palmeiras na oitava rodada.

Em termos táticos, o Água Santa mostrou ser uma mescla entre equipe reativa e controladora. A ideia de jogo foi tornar o time protagonista das partidas utilizando a posse de bola, quando o adversário lhe permitisse. A manutenção do trabalho do técnico Thiago Carpini fez toda a diferença para essa recuperação meteórica.

Apesar de podermos considerar que a zebra atuou nas fases de quarta de final e semifinal do Paulistão 2023, o Água Santa tem méritos na classificação, pois se apresenta como um time bem organizado. Contra o São Paulo, na fase de quartas de final, considero que a estratégia utilizada foi excessivamente conservadora, atingindo a meta de arrastar a decisão para a cobrança de pênaltis.

Já, no jogo da semifinal, contra o Bragantino, a equipe de Diadema foi mais ofensiva, buscando o empate, principalmente no segundo tempo da partida. Nesse jogo, a alta performance tática não foi atingida por nenhuma das duas equipes, tornando a partida um duelo de muita transpiração e pouca criatividade.

A final

A expectativa para as partidas decisivas do Paulistão é de que o Água Santa seja um time aplicado taticamente, jogando dentro de suas possibilidades e tentando trazer maior dificuldade para o Palmeiras, diferentemente de sua atuação na partida disputada na oitava rodada.

O Água Santa disputa a decisão do Estadual, mas sem a responsabilidade de vencer e conquistar o título. O objetivo é coroar a campanha surpreendente que ultrapassou todas as expectativas do clube e de seus gestores.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte