Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Desvendando a Endometriose

Apesar da causa ainda ser desconhecida, alguns fatores favorecem o surgimento da endometriose

Publicado

em

Divulgação INSTITUTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Gramado Presentes

A endometriose é uma condição que afeta milhares de mulheres em todo o mundo, mas pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas, por vezes, são vagos e variados.

A endometriose é uma condição na qual um tecido que reveste internamente o útero cresce em outras partes do corpo, principalmente na região pélvica. Embora sua causa ainda seja de origem desconhecida, a endometriose apresenta fatores de risco que aumentam a chance de desenvolver esta condição. São eles:

Bonni Restaurante
  • Histórico familiar: se alguém na família tem endometriose, o risco de desenvolvê-la é 7 a 10 vezes maior do que aquelas que não apresentam, principalmente se o familiar for alguém mais próximo, como avó, mãe ou irmã.
Divulgação INSTITUTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Divulgação INSTITUTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

  • Ciclo menstrual: algumas características do ciclo menstrual também aumentam as chances de desenvolver endometriose, tais como menstruação precoce (antes dos 12 anos), ciclos menstruais mais curtos ou mais longos (27 dias ou menos) e alterações no fluxo menstrual, como níveis elevados de estrogênio, obstruções no colo do útero ou vagina, miomas ou pólipos.
  • Vida sexual e reprodutiva: neste quesito pode-se abordar o fato de ter iniciado a vida sexual precocemente, fazer uso de medicamentos anticoncepcionais hormonais e ter realizado aborto, parto prematuro ou mesmo não ter tido filhos.
  • Doenças: algumas doenças também são fatores de risco para a endometriose, como a obesidade e também o histórico de infecções do trato urinário.
  • Estilo de vida: aqui menciona-se o sono de má qualidade (dormir após as 23 horas), sedentarismo (falta de atividade física regular), alimentação com excesso e carbo-hidratos (massas, açúcar, cereais, batatinha, etc), o consumo de álcool e o tabagismo.
  • Conhecer os fatores de risco é importante tanto para você se cuidar quanto para auxiliar o médico no diagnóstico correto. Ao realizar a sua consulta, forneça todas as informações ao especialista, inclusive se houver algum fator de risco.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte